Lamentável o que aconteceu com os Correios
desde meados dos anos 2000, quando a empresa virou moeda de troca dos
políticos: seus “afilhados” que a assumiram, incompetentes e corruptos,
expandiram a empresa “na marra”, a encheram de indicados políticos para cargos
chaves e de funcionários “temporários” descompromissados com a qualidade do
serviço.
Deu no que deu.
Mas a crise atual dos Correios não pode ser
tratada e resolvida com a rispidez de atos impensados. Se apoiarmos cegamente
sua privatização podemos engrossar “involuntariamente” uma “corrente de apoio”
a “tubarões” que querem assumir apenas o “filé mignon” dos serviços postais no
Brasil.
O “filé mignon” a que me refiro são as cargas
e encomendas postais expressas hoje dominadas pelos Correios graças a sua ampla
infraestrutura (pessoal, veículos, sedes, armazéns, etc.) espalhada por todo o
país, desde cidades com pouco mais de 1 mil habitantes às metrópoles com
milhões.
Os “tubarões” interessados na privatização
dos Correios – que o querem fora desse mercado lucrativo – são grandes empresas
de transporte aéreo e rodoviário que “só tem olhos” para esses serviços postais
altamente rentáveis.
E apenas nos locais onde elas tem
infraestrutura consolidada: capitais e outras grandes cidades para onde voam
seus aviões e chegam com regularidade seus caminhões. São rotas antigas e
consolidadas.
Os serviços postais de entrega de cartas e miudezas do gênero (contas,
avisos e similares) seguramente estão fora do interesse desses “tubarões”
porque é quase certo que dão prejuízo ou quando dão retorno, é muito baixo,
insignificante para o “olho gordo” dessas empresas.
E quem seria prejudicado com a
privatização dos Correios?
Segundo o IBGE, dos 5.570 municípios
brasileiros, 2.451 (44% do total) tem menos de 10 mil habitantes. Grande parte
deles tem agências dos Correios e quase nenhum deles tem, e provavelmente nunca
terá, filiais de grandes ou pequenas empresas de logística de entrega de cargas
e encomendas.
Por isso, antes de você sair gritando que
apoia cegamente a privatização dos Correios, você deve tentar responder a
pergunta abaixo:
– Quem atenderá cidades pequenas no
Brasil?