19 de abr. de 2021

"Feriu meus sonhos”, diz jovem vítima de falso amigo no Alto do Rodrigues

Rutineia de Sousa, de 20 anos, sonhava em cursar medicina. Ela confiou em um “amigo” para fazer sua inscrição no Sisu, visto que não tinha um computador para se inscrever. Além de inscrever a jovem em cursos que ela não desejava, o falso amigo ainda fez uma montagem como se ela tivesse sido aprovada em medicina na UFRN.


 

A jovem Rutineia de Sousa, do Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, no RN, foi vítima no final de semana passado de uma “brincadeira” de extremo mal gosto, que a deixou destruída. 

Rutineia, aos 20 anos, teve a vida marcada por dificuldades para superar as adversidades impostas a uma menina criada sem a atenção devida dos pais. 


Ainda nova, foi morar com uma tia, que já faleceu. Passou a morar, então, com a madrinha. Atenciosa com os estudos, recebeu apoio dos amigos e professores. 


Conseguiu concluir os estudos e passou a sonhar em cursar uma faculdade, mas não era qualquer uma. Queria medicina. Fez a prova do ENEM e conseguiu uma boa pontuação. 


Como não tinha computador, apenas um celular com pouca resolução, aceitou a oferta de um “amigo” para inscrevê-la no SISU. Daí, num mesmo dia, foi ao ponto mais alto e despencou.

 

Este “amigo” resolveu pregar-lhe uma peça, sem medir consequências futuras. Falseou os dados inseridos no SISU em seu nome, inscrevendo-a em cursos que não eram do interesse dela. 


Como se não bastasse, gerou um print falso, como se Rutineia de Sousa estivesse sido aprovada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do RN. 


Com o print falso (acima), a jovem Rutineia começou a festejar e já planejar como iria assistir às aulas na faculdade, considerando que não tinha computador e menos ainda internet. 


Por sugestão de outros amigos, já toda pintada do trote, gravou um vídeo pedindo ajuda dos internautas para comprar um computador e assistir às aulas remotas de medicina. 

Era o sonho perto de ser realizado. 


Em pouco tempo, várias pessoas, comovidas com a história, doaram recursos para a jovem comprar o computador. Até então, era só felicidade com os amigos em função do sonho realizado. 


Entretanto, não demorou muito para ela mesma descobrir que tudo não passava de uma farsa, arquitetado pelo “amigo” que ela havia confiado a inscrição, em seu nome, no SISU. 

Ficou arrasada. “Feriu meus sonhos”, diz. 


Com apoio de outros dois amigos (João e Mateus), gravou vídeos e divulgou nas redes sociais explicando a situação, pedindo desculpas e se colocando para devolver as doações. 

Rutineia e os amigos verdadeiros lamentaram o fato, pois o amigo falso “queimou” as duas chances de ingressar numa faculdade com a nota (redação 880) que conseguiu no ENEM. 


A jovem confirmou ao MOSSORÓ HOJE, através do amigo Mateus (vídeo abaixo), que já está recebendo apoio jurídico de um advogado para saber que medida tomar com relação ao fato. 

Cidadania: Câmara de Carnaubais vai entregar 117 Carteiras de Identidade nesta terça-feira, 20

O programa Câmara Cidadã continua fazendo a emissão de Carteiras de Identidade, com prévio agendamento e atendimento na sede do poder legislativo de Carnaubais.  

Segundo o presidente Wanderley Mendes nesta terça-feira (20) será feita a entrega do primeiro lote da documentação. Ao todo, são 117 carteiras prontas.   


Quem fez o RG poderá receber das 8 às 13 horas. 

Momento crítico da pandemia: Variante brasileira faz explodir intubações de jovens

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus.  

Agora, eles devem procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os sintomas, e não mais quando eles se agravarem. 


Segundo a prefeitura, a mudança tem três motivos, todos associados à nova variante: agravamento rápido do quadro de saúde, mais jovens atingidos e tempo de internação maior. 


(Click para ampliar)

Vacinação para idosos acima dos 60 anos continuará nesta terça-feira em Carnaubais


 A Prefeitura Municipal de Carnaubais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará a nova fase de vacinação amanhã, 20/04. Desta vez, serão contemplados os idosos entre 60 a 64 anos (1ª dose). A ação ocorrerá das 8h às 12h, no Galpão da Feira Livre. Se cada um fizer sua parte, poderemos, juntos, unir forças em combate ao COVID-19.    


Nordeste tem a menor taxa de mortalidade por Covid dos últimos 30 dias no Brasil

Nordeste do Brasil apresentou a menor taxa de mortalidade por Covid-19 dos últimos 30 dias em comparação às outras regiões. A média foi de 25,1 óbitos a cada 100 mil habitantes. É o que mostra relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado no fim desta semana, considerando dados até a última quinta-feira (15). 

Estão na sequência as regiões Norte (29,1), Sudeste (42,8) e Sul (55,7). De acordo com documento, o Centro-Oeste do país foi o mais atingido, com taxa em 56,6. A média nacional foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. Na comparação entre os estados, Pernambuco é o que apresenta a menor taxa, com 16,5 mortes a cada 100 mil. Apesar disso, a situação ainda é preocupante.  

Saneamento básico: assista a audiência de apresentação do plano na quinta-feira (22)

 

Homem é morto a tiros após ter casa invadida e tentar fugir em Assú

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste sábado (27) no Bairro Vertentes, em Assú, por volta das 3h30. A vítima foi identificada como...