9 de dez. de 2020

Estatísticas: Quase 30% das mortes violentas no RN são de jovens entre 15 e 25 anos



De cada dez pessoas mortas por causas não naturais no Rio Grande do Norte, três têm idade entre 15 e 24 anos. No Nordeste, essa proporção fica atrás apenas da Bahia (31,5%) e Alagoas (31,3%).

Os dados são da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2019 e foram divulgados hoje (08) pelo IBGE.

Em 2019, das 1.752 pessoas mortas violentamente no estado, 518 estavam na faixa de idade de 15 a 24 anos. Na comparação com todas as unidades da federação, essa é a sexta maior proporção.

Apesar disso, o Rio Grande do Norte teve a segunda maior redução do total de mortes violentas entre 2018 e 2019: 20,5%. Em 2018, foram 2.204 mortes de causas não naturais, 452 mortes a mais na comparação com 2019.  

Segunda onda de covid-19 assusta Carnaubais


O secretário de saúde, Francisco Gomes deu o grito de alerta sobre a gravidade da pandemia em Carnaubais e convocou uma reunião de emergência com sua equipe, a vigilância sanitária e Polícia Militar para traçar um plano de combate e prevenção à doença que cresceu assustadoramente. Um decreto será publicado nas próximas horas disciplinando as atividades comerciais e locais de aglomerações. Cinco  carnaubaenses estão internados e alguns casos são graves.

Foto legenda: A praça não merece poste de pau

A prova do contratste  no nosso cartão postal é visível a luz do dia. Há muito tempo os postes de madeira já foi abolido antes do projeto “Pau Amarelo” nos anos oitenta. Devido à precariedade da época até se admitiu poste de carnaúba, mas hoje não se pode aceitar que poste de pau seja ornamento fixo em plena praça. A cidade carece se modernizar. Acorda Carnaubais!

Boletim da Secretaria de Saúde em Carnaubais


 

8 de dez. de 2020

Vereadores criam dois blocos e disputam a presidência da Câmara de Alto do Rodrigues

Futuros presidentes: Batista (1º a esquerda) e Zé Pedro (de vermelho), ao lado de colegas, em Brasília participando da XIX Marcha dos vereadores.  

Vereadores que formam grupo majoritário entre os eleitos em Alto do Rodrigues têm conversado diariamente para articular a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, que ocorrerá no dia 1º de janeiro.

O bloco conta com os votos de Batista Carvalho (Republicano), Zé Pedro (DEM) Zé de Zeca (DEM), Chico do Bode (Republicanos) e Taildo Barros (Republicanos).

Os cinco edis já estão decididos...

O vereador Batista presidirá o legislativo no 1° biênio, e o vereador democrata José Itamar (Zé Pedro), comandará o parlamento municipal no 2° biênio. 

Embora a oposição não possa contar com nenhum parlamentar à partir de 2021, os vereadores da base governista se dividiram em dois blocos.

A outra ala é formada pelos vereadores Ivaltam Melo, Cabral Leonez, Pedro Eugênio e Toinho Olegário, que trabalham para tirar alguém do outro grupo e formar maioria.

Em tempo - Segundo a assessoria, o prefeito Nixon Baracho (DEM) deixou os vereadores à vontade para decidirem o destino da Câmara para os próximos quatro anos.


Notas e comentários

Em Assú foi assim

Dr. Gustavo, do PL, foi reeleito com 16.823 votos (49,12%). Foi a disputa mais acirrada na história politica na terra dos poetas. Apenas 5 votos de maioria para o rival.

Luta inglória

Ivan Junior (REPUBLICANOS) obteve 16.818 votos (49,11%). Detalhe: Ivan teve 158 votos a menos do que Patrício Júnior, - que obteve 16.976 nas eleições de 2016.

Alto do Rodrigues

Com a bancada 100% governista, existe um acordo entre os vereadores para os Republicanos presidirem a casa no primeiro biênio, e o Democratas o 2° biênio.

Ultima sessão

Em Porto do Mangue, a Câmara de vereadores votará na próxima quarta-feira, 9, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as diretrizes orçamentárias  do município.  

Contra a Escócia, Brasil marcou seu gol mais rápido em estreias de Copa do Mundo

Rival da Seleção Brasileira nesta quarta (24), pela última rodada da fase de grupos da Copa, a Escócia sofreu o gol mais rápido do Brasil em...