23 de jan. de 2015

Agricultores esperam que previsões meteorológicas estejam erradas


Pelo menos os agricultores da zona rural de Mossoró estão esperançosos para um bom período chuvoso e torcendo que as últimas previsões meteorológicas estejam erradas.

Por enquanto, a probabilidade dos especialistas é de chuvas 45% abaixo do normal; 35% dentro da média e apenas 20% acima dela.

Enquanto a água não cai do céu, os agricultores começam a se preparar.

Muitos deles estão limpando o terreno, consertando cercas e organizando o estoque de sementes. Somente depois das primeiras chuvas fortes é que eles vão começar o chamado ‘corte’ de terra com as máquinas.

Nas comunidades e assentamentos, os agricultores aram a terra usando tratores. A previsão é que a máquina comece a trabalhar ainda em fevereiro.

Gazeta do Oeste

Polêmica: Presidente do Legislativo que assumiu o Executivo pode ser candidato à reeleição?


Márcio Oliveira, especialista em Direito Eleitoral
Em recentes artigos publicados nosite "novo eleitoral", o bacharel e chefe do cartório eleitoral de Mossoró, Márcio Oliveira, defende em seu artigo, Veja AQUÍ,que o chefe do Poder Legislativo que concorreu a uma eleição suplementar substitutiva de eleição regular anulada, e foi eleito para concluir o restante do mandato, é plenamente elegível para concorrer a um novo mandato subsequente, desde que atendidos os demais preceitos constitucionais e infraconstitucionais, não havendo, pelo motivo aqui discutido, infração ao  §5º, art. 14, da Constituição Federal.

Herval Sampaio Júnior, Juiz Eleitoral em Mossoró
Por sua vez, o juiz eleitoral, Dr. Herval Sampaio Júnior, defende uma tese diferente; afirmando em seu artigo, Veja AQUÍ que o Presidente da Câmara Municipal, na função de interinidade com Prefeito, não precisa se desincompatibilizar, justamente porque só pode se candidatar uma vez, ou seja, a sua candidatura é compreendida como reeleição para um único período subsequente.

As posições antagônicas defendidas por cada um dos especialistas na área eleitoral, somente aguça a curiosidade dos estudiosos do tema e, naturalmente dos que estão, de certa forma, envolvidos nessa problemática jurídica que certamente virá à tona logo nas próximas eleições municipais, onde vários prefeitos (inclusive inseridos na Comarca de Mossoró), onde atua o magistrado Herval Sampaio Júnior, poderão pleitear a reeleição ao cargo de prefeito, como é o caso do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior e o de Serra do Mel, Fábio Bezerra, além de várias outras da região, como Carnaubais, Itajá e Baraúna.

Divergências à parte, o certo mesmo é que a publicação dos artigos, advindos de duas "autoridades" no assunto, criará nos bastidores políticos de várias cidades que se amoldam ao caso em questão, grandes especulações, ora incluindo e ora excluindo tais prefeitos do processo sucessório de 2016.


Postado por 

22 de jan. de 2015

24 prefeitos integrados ao Consórcio Regional de Saneamento Básico são convocados


Com o objetivo de acompanhar de perto a apresentação do Projeto de Aterro Sanitário, o prefeito Ivan Padilha, atual presidente do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açú, convoca os prefeitos dos municípios associados para participar de uma assembleia geral extraordinária no próximo dia 29 de janeiro, na Flona, em Assú.
  
Ao todo, são 24 municípios: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau

A moda agora é selfie...


Criminosos explodem terminal do Bradesco em Paraú; no RN é o segundo nas últimas 48 horas

interior do prédio da agência em Paraú ficou
completamente destruído com a explosão
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Na madrugada desta quinta-feira (22), os assaltantes agiram na cidade de Paraú, na região Oeste do estado, onde explodiram o caixa eletrônico da agência.

Todo o dinheiro foi levado, mas a quantia ainda não foi revelada. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, a explosão aconteceu por volta das 2h. 

A polícia acredita na participação de pelo menos seis homens.

Segunda agência nesta semana...

A agência da cidade de Paraú foi a segunda do Bradesco atingida por explosivos somente nesta semana. 

Na terça-feira (20), o alvo foi o banco da cidade de Serra Caiada.


BOM DIA: Nossa Carnaubais amanheceu com céu nublado e poderá chover nas próximas horas



ATITUDE: Em busca de saúde, galera se exercita nas areias do rio Açu, longe do estresse


Um grupo de amigos aderiu a prática de exercícios físicos num ambiente 100% natural: nas areias do rio Açu, no espaço onde se realiza o Fest verão, em Carnaubais. O detalhe é que o treino é a noite, num clima agradável e longe do longe do stresse da cidade. Com refletores instalados pela prefeitura o local fica bem iluminado. Hoje a partir das 18 horas a galera vai está lá e quem quiser suar a camisa, sinta-se convidado.  

Em busca de benefícios para Guamaré, prefeito Hélio se reúne com a Capitania dos Portos


Cumprindo agenda na capital do estado, o prefeito Hélio Miranda, participou de uma reunião na Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, representada pelo comandante Alexander, para tratar da implementação de curso teórico e prático de ensino profissional marítimo no município de Guamaré.

Além do prefeito, participaram da reunião o deputado Hermano Morais, o secretário de Indústria e Comércio, Mário de Lucila, o assessor jurídico Felipe, e o assessor José Carlos.

Segundo o prefeito Hélio, a capitania vem ao município nos próximos dias para ajustar os últimos detalhes exigidos pela Marinha.

Com orçamento sancionado, governo do Rio Grande do Norte quer 'disciplinar gastos'


Com o Orçamento Geral do Estado sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (21), o governo do Rio Grande do Norte quer 'repactuar contratos e disciplinar gastos', segundo secretário estadual de Planejamento e Finanças (Seplan), Gustavo Nogueira. [FOTO]

A previsão orçamentária para 2015 é na ordem de R$ 12,3 bilhões. Do total, a maior parte está comprometida com despesas. 

O valor estimado que o governo tem para investimentos é de R$ 1,7 bilhão.

As despesas com pessoal consomem R$ 6,6 bilhões, já acima dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo informou a assessoria de comunicação do governo.

MEIO AMBIENTE E COLETA CONSCIENTE


Tabela de classificação para o mata-mata da Copa do Mundo: jogos, datas e horários

A fase de grupos chegou ao fim e a Copa do Mundo de 2026 entra agora em um território jamais visto. Pela primeira vez disputado com 48 sel...