25 de jun. de 2026

Rumo ao hexa: caminho da seleção brasileira nas próximas fases da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira já conhece o início de seu caminho no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Depois de encerrar a fase de grupos na liderança do Grupo C, com 7 pontos, o Brasil voltará a campo no dia 29 de junho, às 14h de Brasília, em Houston, nos Estados Unidos, contra o segundo colocado do Grupo F.

As informações são da ESPN, que detalhou o chaveamento da competição e os possíveis adversários da seleção comandada por Carlo Ancelotti nas próximas fases do Mundial. A final da Copa está marcada para 19 de julho, em Nova Jersey, também nos Estados Unidos.

O Brasil confirmou a primeira posição do Grupo C nesta quarta-feira, 24 de junho, ao vencer a Escócia por 3 a 0 na última rodada. A vitória consolidou a campanha brasileira e garantiu uma posição favorável no cruzamento da segunda fase, equivalente aos 16 avos de final.

Adversário do Brasil sairá do Grupo F

O primeiro rival brasileiro no mata-mata será o segundo colocado do Grupo F, que ainda será definido. A chave reúne Holanda, Japão e Suécia na disputa pelas principais posições.

A partida do Brasil será disputada em Houston, às 14h de Brasília, no dia 29 de junho. Trata-se do primeiro obstáculo da Seleção em sua tentativa de avançar rumo ao hexacampeonato mundial.

Caso vença, o Brasil enfrentará nas oitavas de final o classificado do duelo entre o segundo colocado do Grupo E e o segundo colocado do Grupo I. Esse confronto está marcado para 30 de junho, às 14h de Brasília, em Dallas, nos Estados Unidos.

Assim, o caminho brasileiro já tem uma projeção inicial: vitória na segunda fase levaria a Seleção a uma partida contra uma equipe vinda dos grupos E ou I, em um chaveamento que ainda depende do fechamento das chaves restantes.

Campanha sólida aumenta expectativa pelo hexa

A classificação em primeiro lugar reforça a confiança em torno da equipe de Carlo Ancelotti. O caminho rumo ao hexa começa agora em clima de expectativa. A liderança no Grupo C, a campanha invicta colocam a Seleção em posição de destaque no mata-mata.

Que venha o hexa!!!!!!

AGENDA CULTURAL – CARNAUBAIS JUNINO

O 2° Circuito Junino de Carnaubais segue valorizando a nossa cultura e tradições, e pra iniciar esta noite é a vez do Arraiá do Abel tomar conta do Largo da Prefeitura.

Com uma programação especial e grandes atrações, a noite promete muito forró, animação e celebração das raízes nordestinas.

Carnaubais vive a cultura, fortalece as tradições e preserva suas raízes.

DIA 30 - ARRAIÁ DA CULTURA


ARRAIÁ NAS ESCOLAS - CONTINUAÇÃO 



24 de jun. de 2026

Contra a Escócia, Brasil marcou seu gol mais rápido em estreias de Copa do Mundo

Rival da Seleção Brasileira nesta quarta (24), pela última rodada da fase de grupos da Copa, a Escócia sofreu o gol mais rápido do Brasil em uma estreia de Mundial. 

Na abertura da edição de 1998, o ex-meio-campista César Sampaio precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar. Após cobrança de escanteio, cabeceou para o fundo das redes e deu início à vitória por 2 a 1, no Stade de France, em Paris.

EM TEMPO

Diante dos escoceses nesta quarta-feira (24), a Seleção Brasileira buscará nova vitória nesta Copa do Mundo. A partida terá início às 19h (de Brasília) e será disputada no Hard Rock Stadium, em Miami.



Crime de homicídio é registrado no Pirrichil, em Mossoró

Na madrugada desta quarta-feira (24), um homem de 26 anos, identificado como Francisco Bernardo de Oliveira Filho, natural de Assú, foi morto a tiros na Rua General Péricles, no Pirrichil, região do bairro Alto de São Manoel, em Mossoró.

As primeiras informações apontam que a vítima estava em via pública, quando foi surpreendida com os disparos e não teve chance de defesa. Até o momento, não há detalhes sobre a autoria e a motivação do crime.

Durante os procedimentos periciais, os peritos encontraram com a vítima uma marica (cachimbo de PVC), porção de cocaína, pedras de crack e dinheiro fracionado, material que foi recolhido para análise e investigação.

A Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) ficará responsável pelo caso.

Com esse registro, a cidade de Mossoró contabiliza 75 mortes violentas em 2026.

TCM notícias

Homem acusado de espancar namorada com 61 socos em Natal vai a júri popular

Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de agredir a então namorada dentro de um elevador com 61 socos, em julho de 2025, na zona Sul da capital potiguar, vai a júri popular após decisão da 1ª Vara Criminal de Natal.

Na decisão, o juiz manteve a prisão preventiva e entendeu que o réu deve responder por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras. O magistrado destacou a gravidade das agressões e as consequências para a vítima.

A vítima, Juliana Soares, sofreu fraturas graves no rosto, precisou passar por cirurgia reconstrutiva e teve placas de titânio e parafusos implantados. Ela também ficou com sequelas neurológicas, incluindo paralisia facial.

As imagens do circuito interno do elevador foram consideradas fundamentais no caso. Segundo a decisão, elas mostram o acusado desferindo uma sequência de socos contra a vítima dentro do espaço fechado.

O processo agora aguarda a definição da data para o julgamento pelo júri popular em Natal.

23 de jun. de 2026

Acidente com prefeito de Umarizal deixa uma pessoa morta na RN-078

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), na RN-078, entre os municípios de Olho D’Água do Borges e Patu, na região Oeste do estado.

A colisão envolveu dois veículos e resultou na morte de um dos condutores. A vítima fatal foi identificada como José Pereira, conhecido como “Dedé”, natural de Mossoró. Ele dirigia um Fiat Fiorino e seguia no sentido Olho D’Água do Borges–Patu.

José Pereira não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente, preso às ferragens do veículo.

No veículo que transportava o prefeito estavam três ocupantes: Raimundo Pezão, o assessor Paulo Henrique e o assessor Ítalo Rodrigues. Todos foram socorridos e encaminhados para unidades de saúde da região.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Umarizal, Ítalo Rodrigues recebeu atendimento médico em Olho D’Água do Borges, enquanto o prefeito Raimundo Pezão e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde passaram por avaliação e receberam os primeiros atendimentos.

Posteriormente, por recomendação médica e por precaução, os três foram transferidos para Mossoró, onde realizarão exames complementares. De acordo com as informações iniciais, nenhum deles sofreu ferimentos graves.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

TCM notícias 

ALRN promulga lei que garante repasse automático de ICMS e IPVA aos municípios

A Assembleia Legislativa promulgou lei que trata dos critérios e prazos de distribuição das parcelas de ICMS e IPVA e do Fundeb pertencentes aos municípios, vedando, inclusive, a destinação de parte ou da totalidade dos recursos para conta de titularidade do Estado ou de órgão de sua administração direta ou indireta.

De acordo com a Lei nº 12.785/2027, o Estado informará ao agente centralizador de arrecadação, no caso o Banco do Brasil, a cada primeiro dia útil da semana, os percentuais ou valores devidos a cada município,

Em vigor desde sua publicação no “Diário Legislativo Eletrônico” da Casa, no sábado (20), a lei determina que o agente centralizador de arrecadação terá até o segundo dia útil de cada semana, para entregar a cada município, mediante crédito diretamente efetuado em conta individual de sua titularidade, a parcela que a este pertencer do percentual de 25% do produto da arrecadação do ICMS.

A lei prevê, ainda, que o Executivo terá o prazo de 90 dias, contados da sua publicação, para promover as alterações decorrentes da Lei que interfiram nos procedimentos do agente centralizador.

TN

22 de jun. de 2026

Pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias destaca obras em Natal e defende experiência de gestão

Durante a entrevista, Álvaro destacou a experiência acumulada nos dois mandatos à frente da Prefeitura de Natal e afirmou que os resultados da gestão credenciam seu nome para disputar o governo estadual. “A experiência que a gente adquiriu à frente da Prefeitura de Natal contribui muito para a nossa boa avaliação. Encerramos o segundo mandato com 65% de aprovação”, afirmou.

Ao comentar as principais realizações da gestão, o ex-prefeito citou a aprovação do novo Plano Diretor de Natal, que, segundo ele, destravou investimentos e impulsionou o desenvolvimento da capital. 

- “O Plano Diretor fazia 20 anos que ninguém mudava. Com a mudança, Natal adquiriu novos ares de modernidade, os investimentos voltaram, os empreendimentos também. Hoje, mais de R$ 5 bilhões estão sendo investidos na cidade pela iniciativa privada em obras que antes não podiam ser feitas com o plano anterior. Isso gerou também 30 mil novos empregos”, declarou.

Hospital municipal e obras da gestão

Questionado sobre críticas relacionadas à conclusão de algumas obras, como o Hospital Municipal de Natal e intervenções na orla da capital, Álvaro defendeu os investimentos realizados e afirmou que os projetos estão próximos da conclusão. “O Hospital Municipal é o maior investimento da história da saúde pública do Rio Grande do Norte. São 300 leitos. Estive com o prefeito Paulinho Freire e ele me disse que vai estar entregando agora em julho, colocando em funcionamento”, disse.

O ex-prefeito também ressaltou outras ações executadas durante sua administração. “Sou o prefeito das obras acabadas. Fizemos o programa Asfalto Novo, com R$ 120 milhões investidos. Entregamos a nova Felizardo Moura e mais de 100 praças modernizadas, como a Praça Cívica, Praça das Flores e Gentil Ferreira”, afirmou.

Sobre as obras que não foram concluídas durante sua gestão, Álvaro argumentou que grandes projetos públicos costumam atravessar diferentes administrações. “Ficaram algumas obras inacabadas. É natural. A Barragem de Oiticica, por exemplo, foi entregue em etapas. O Hospital Municipal é uma obra enorme, o maior hospital do estado, e está sendo ampliado para ser entregue”, declarou.

Alianças para 2026

Ao falar sobre a construção política para as eleições de 2026, Álvaro Dias afirmou que mantém conversas com diversas lideranças e partidos para ampliar sua base de apoio. “Temos o nosso partido, o PL, que possui a maior bancada da Assembleia Legislativa. Estamos conversando com vários partidos sobre a possibilidade de novas alianças. A convenção é apenas no final de julho e ainda temos muito tempo pela frente”, disse.

21 de jun. de 2026

Areia-branquense é morto a tiros dentro de casa

Um homem identificado como Jeckson Felipe dos Santos, conhecido por “Dedezinho”, de 38 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo, 21 de junho, dentro de uma residência localizada na Rua Laureano Couto, no bairro Navegantes, em Areia Branca, na região da Costa Branca do RN.

Segundo as primeiras informações Dedezinho estava no interior da casa quando foi surpreendido por criminosos armados. Os suspeitos efetuaram vários disparos contra a vítima e fugiram logo em seguida, tomando destino ignorado.

Polícia informou que ele já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio no ano de 2023, onde na ocasião, sobreviveu ao atentado.

O caso será investigado pela 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca, que deverá apurar todas as circunstâncias do crime.

Fim da Linha

Mulher é presa por torturar e matar animais para vender conteúdo pela internet

Uma mulher de 44 anos foi presa preventivamente na cidade de Marcelino Vieira, suspeita de cometer crimes de maus-tratos contra animais - como tortura e morte -, gravar as ações e vender o conteúdo pela internet.

A Polícia Civil investiga denúncias de maus-tratos a animais envolvendo uma mulher de 44 anos, moradora da zona rural do município no Alto Oeste potiguar.

O caso ganhou repercussão após publicações apontarem que a investigada teria produzido vídeos com cenas de violência contra animais e disponibilizado parte desse conteúdo em áreas restritas de uma plataforma digital, acessíveis mediante pagamento.

A mulher mantinha desde 2021 um canal no YouTube com conteúdos sobre a rotina no campo e a convivência com animais em uma propriedade rural.

O conteúdo produzido pela investigada foi removido da plataforma. O caso segue sob investigação.

G1

Polícia Civil identifica 3º envolvido em atentado contra Cabo Deyvson

A Polícia Civil do RN identificou, neste sábado (20) um terceiro suspeito de participação no atentado ocorrido no município de Mossoró, que resultou na morte do assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison.

No decorrer das investigações, foi possível reunir elementos que apontam o envolvimento de Wilson Mariano da Silva Filho na ação criminosa. Diante das evidências colhidas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.

O suspeito encontra-se foragido e é considerado procurado pelas forças de segurança pública. As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar todos os envolvidos e responsabilizar os autores, coautores e eventuais mandantes do crime.

20 de jun. de 2026

Vozinha, é você? Goleiro brilha, e Curaçao empata com o Equador

As seleções estreantes na Copa do Mundo não vieram à passeio.

Equador e Curaçao ficaram no 0 a 0 hoje, em Kansas City, nos Estados Unidos, pela 2ª rodada do grupo E da Copa do Mundo.

Eloy Room, goleiro de Curaçao, foi o grande destaque da partida, efetuando 15 defesas e superando as sete de Vozinha no empate entre Espanha e Cabo Verde.

A pequena ilha no Caribe já tinha feito história como a menor nação a se classificar para uma Copa do Mundo.

Esse é o segundo jogo da Copa que termina 0 a 0. O primeiro foi justamente o duelo entre Espanha e Cabo Verde, na primeira rodada, que foi bastante agitado, com os espanhóis finalizando 27 vezes e o goleiro caboverdiano Vozinha sendo um dos destaques, com sete defesas.

Homem é baleado dentro de barbearia em tentativa de homicídio em Assú

Uma tentativa de homicídio foi registrada no início da tarde deste sábado (20) na Rua Dr. Luiz Carlos, em Assú.

De acordo com informações repassadas por populares, a vítima, conhecida pelo apelido de "Papelzinho", estava em uma barbearia quando um homem chegou ao local em uma motocicleta. 

Após descer do veículo, o suspeito sacou uma arma de fogo e começou a efetuar diversos disparos contra a vítima.

Pelo menos dois tiros atingiram Papelzinho. Testemunhas relataram que o atirador não conseguiu continuar a ação criminosa porque a arma teria apresentado falhas durante os disparos.

Após o ataque, o suspeito fugiu do local com destino ignorado. A vítima foi socorrida para a UPA do Alto São Francisco. Até o momento, não há informações oficiais sobre seu estado de saúde.

A Polícia Militar realiza diligências na região e deverá investigar a motivação e a autoria do crime.

 (Passando na Hora)

Brasil vence com tranquilidade o Haiti e vai à liderança do grupo C

A equipe de Carlo Ancelotti respondeu às críticas após o empate na estreia contra o Marrocos com uma atuação convincente, ainda que diante de um adversário mais frágil — resultado que levou o Brasil à liderança do Grupo C.

Matheus Cunha, que entrou como titular, fez dois gols e Vinícius Jr completou o placar de 3 a 0.

Endrick entrou no segundo tempo e chegou a balançar as redes na reta final, mas o gol foi anulado por impedimento.

Claro, se o Brasil quiser ir longe na Copa, vai enfrentar desafios muito maiores do que a equipe 81ª colocada no ranking mundial — mas sai mais confiante depois dessa atuação.

Com a vitória, o Brasil iguala o Marrocos em pontos e lidera o grupo no saldo de gols, com a Escócia como adversária na última rodada.

Juíza Sulamita Pacheco assume vaga de membro titular no TRE-RN

A magistrada da Justiça Estadual, Sulamita Bezerra Pacheco assume a nova função após trajetória marcada pela atuação em unidades judiciais do Rio Grande do Norte e nos Juizados Especiais.

A Juíza passa agora a contribuir também com os trabalhos da Justiça Eleitoral potiguar no biênio 2026-2028.

Ao assumir a nova missão, Sulamita destacou o compromisso com os princípios que orientam a Justiça Eleitoral e com o fortalecimento das instituições democráticas.

Hino do Brasil é eleito o mais bonito da Copa do Mundo 2026

O hino do Brasil foi eleito nesta sexta-feira (19) o mais bonito entre as 48 seleções participantes da Copa do Mundo de 2026 em um ranking elaborado pelo jornal norte-americano The New York Times.

A publicação avaliou as composições musicais das seleções presentes no torneio e colocou o Brasil na primeira posição. França e Portugal completam o pódio.

Segundo o jornal, a análise possui um caráter subjetivo. No entanto, alguns critérios foram utilizados para elaborar a classificação.

“Buscamos canções emocionantes e apaixonadas que envolvam jogadores e torcedores”, destacou a publicação.

Brasil ainda tem 8,4 milhões de analfabetos; mais da metade vive no Nordeste

O analfabetismo no Brasil atingiu o menor nível da série histórica em 2025. Mesmo assim, o país ainda possui 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa nacional caiu para 4,9%. Esta é a primeira vez que o indicador fica abaixo de 5%.

Em 2016, o índice era de 6,7%, o que representava 10,6 milhões de pessoas analfabetas. Portanto, houve uma redução significativa nos últimos anos.

Além disso, cerca de 592 mil brasileiros deixaram a condição de analfabetismo entre 2024 e 2025.

Nordeste concentra a maior parte dos analfabetos do país

Os dados mostram que o problema permanece mais intenso na região Nordeste.

Atualmente, 57,4% dos analfabetos brasileiros vivem na região. Ao todo, são 4,8 milhões de pessoas.

Apesar dos avanços registrados nacionalmente, o IBGE destaca que as desigualdades regionais ainda representam um dos principais desafios para a educação brasileira.

19 de jun. de 2026

🌵 CUIDAR DA CAATINGA É CUIDAR DO NOSSO FUTURO

Carnaubais receberá a Operação Protetor do Bioma Caatinga, uma ação voltada à conscientização ambiental, prevenção de incêndios e preservação do único bioma exclusivamente brasileiro.

A programação contará com palestra aberta ao público, participação em programa de rádio e reunião com a gestão municipal para alinhamento de ações preventivas.

A proteção da Caatinga depende do compromisso de todos. Participe, compartilhe conhecimento e ajude a preservar nossas riquezas naturais para as futuras gerações.

📅 22 de junho

📍 SEMTHAS





18 de jun. de 2026

Forças de segurança cumprem 24 mandados contra facção criminosa no interior potiguar

A Polícia Civil do RN, em ação conjunta com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, deflagrou, nesta quinta-feira (18), a “Operação Visão”, com o objetivo de desarticular uma célula de organização criminosa com atuação predominante no município de Lajes Pintadas, na região do Trairi.

A operação foi realizada simultaneamente nos municípios de Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Natal.

Ao todo, foram cumpridos 24 mandados judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão contra um adolescente.

Durante as diligências, os policiais apreenderam diversos aparelhos celulares que serão submetidos à análise e incorporados às investigações em andamento. Além disso, foram lavrados dois autos de prisão em flagrante por crimes constatados no decorrer da operação.

Os suspeitos foram conduzidos às unidades policiais para a realização dos procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

O adolescente apreendido foi encaminhado ao sistema socioeducativo, conforme determinação judicial. A ação integra as estratégias das forças de segurança pública voltadas ao enfrentamento das organizações criminosas e à redução dos índices de criminalidade na região.

CazéTV já tem 7 das 10 transmissões com mais público simultâneo do YouTube

Única plataforma a ter o direito de transmitir todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026 no Brasil, a CazéTV tem aproveitado essa exclusividade para cravar seu nome na história. 

No sexto dia da Mundial, o canal de Casimiro Miguel já é o dono de sete das dez transmissões com o maior número de acessos simultâneos de toda a plataforma de vídeos.

O grande destaque foi o empate entre Brasil x Marrocos, que alcançou 12,3 milhões de aparelhos conectados ao mesmo tempo, superando o recorde mundial anterior — uma missão espacial indiana transmitida em 2023, que havia registrado 8 milhões.

Outros jogos também figuram no ranking: Espanha x Cabo Verde (8,1 milhões) e Alemanha x Curaçao (6,9 milhões). Até mesmo partidas sem o Brasil têm atraído milhões de espectadores, consolidando a força da CazéTV.

EM TEMPO 

Com mais de um mês de Mundial pela frente, a expectativa é que a CazéTV conquiste ainda mais posições no ranking histórico de acessos simultâneos do YouTube.



Rumo ao hexa: caminho da seleção brasileira nas próximas fases da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira já conhece o início de seu caminho no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Depois de encerrar a fase de grupos na lide...