expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 21 de junho de 2016

Guamaré discute participação social do idoso em fórum, direitos e o exercício da cidadania

Assessoria
Para discutir a importância do controle e participação social do idoso para garantia e efetivação de direitos e o pleno exercício da cidadania, o Conselho e Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMDI de Guamaré, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Centro, realiza nesta quarta-feira, 22, a partir das 14 horas, o I Fórum Municipal do Idoso, que acontecerá na Plenária da Câmara Municipal de Guamaré.

O fórum será uma extensão das atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV direcionadas para população idosa, sob o comando da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. O público alvo do evento são os Conselheiros do CMDI e os idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e nos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues explica que para facilitar o debate e fomentar a participação de todas as comunidades do município, foram convidados representantes de cada localidade, usuários do Serviço de Convivência, além da presença dos próprios conselheiros, que são na verdade os representantes maiores deste segmento da sociedade.

Temas

Ainda segundo disse Marisa Rodrigues, durante o evento serão tratadas questões relevantes ao desenvolvimento das políticas públicas para os idosos no município como também o papel do Ministério Público na defesa e efetivação desses direitos. O fórum é a finalização das atividades desenvolvidas durante a Semana do 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.

PROGRAMAÇÃO:

14h – Apresentação do CMDI
Ciclo de debates:

1. Palestrante: Marisa Rodrigues, Secretária Municipal de Assistência Social e Conselheira do CMDI de Guamaré/RN.

Tema: A Gestão Municipal na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa
Objetivo: Apresentar a política de Assistência Social, voltada para garantia e efetivação dos direitos da pessoa idosa.

2. Palestrante: Adna de Souza Martins, Coordenadora dos Direitos Humanos e Defesa das Minorias e Conselheira do CEDEPI/RN.

Tema: O papel dos Conselhos Estadual e Municipal de Direitos do Idoso na Promoção da Cidadania

Objetivo: Apresentar o papel dos Conselhos Municipal e Estadual como órgão de referência na Participação e Controle Social.

3. Palestrante: Paulo Pimentel, Promotor da Comarca de João Câmara/RN.

Tema: Atuação do Ministério Público em Defesa da Pessoa Idosa
Objetivo: Apresentar o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa.


4. Encerramento: 16h30min – Café da tarde.
Postar um comentário