Centrão quer criar cargo de "senador vitalício" para proteger Bolsonaro de investigações

Representantes no Congresso de partidos associados ao “Centrão” estariam se articulando para criar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna todos os ex-presidentes “senadores vitalícios”. O objetivo seria garantir imunidade parlamentar a Jair Bolsonaro caso não se reeleja. 

 O atual cargo de Bolsonaro permite que aliados políticos o protejam. Caso não seja reeleito, a situação pode complicar. O cargo de “senador vitalício”, todavia, não deverá ter poder de voto nas tomadas de decisão da Casa, poderá apenas expressar opiniões e discursar. 


Atualmente, Bolsonaro é suspeito de dez crimes. Durante seu mandato de deputado federal, acredita-se que tenha praticado "rachadinha". Já nove crimes foram nomeados no relatório final da CPI da Covid, entre eles: crime contra a humanidade, emprego irregular de verba pública, charlatanismo e falsificação de documentos particulares. 


A proposta de “senador vitalício” poderia ser uma resposta às pesquisas eleitorais que preveem a derrota de Bolsonaro no segundo turno de 2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!