Coronavírus: Paciente surdo recebe alta da UTI no dia do aniversário e ganha parabéns em libras


O professor de libras Eliedson Tavares ganhou o presente que mais queria no aniversário de 37 anos, que foi comemorado na sexta-feira passada (29).

Edinho, como é conhecido, recebeu alta da UTI de um hospital em Mossoró, na região Oeste do RN, após quase duas semanas lutando contra a Covid-19. Ao deixar a unidade, ele, que é surdo, recebeu os parabéns em libras dos profissionais da saúde que o trataram.

Com sintomas do novo coronavírus, Edinho foi internado no dia 17 de maio e necessitou ser levado logo em seguida para a UTI para o tratamento. Lá, ficou nove dias entubado e passou por momentos que descreve como difíceis.

A saída da unidade de terapia intensiva aconteceu na sexta-feira (29).

O professor foi transferido para a enfermaria do hospital, onde ficará mais alguns dias para finalizar o tratamento e, em seguida, poderá voltar para casa de vez, recuperado da Covid-19.

Sinal de alerta em Guamaré: Evolução de casos confirmados e óbitos preocupam a população


Não quero aqui nesta publicação assustar ninguém que residem e moram aqui no município de Guamaré, mas confesso que as estatísticas vêm crescendo consideravelmente, tendência que pode seguir nos próximos dias.

Não são descartadas restrições maiores para conter a propagação do vírus invisível por parte das autoridades locais. É importante ressaltar diante da evolução do quadro, as comissões de enfrentamento não descartam a possibilidades de restrições ainda maiores para conter a propagação do vírus. 

Da mesma forma que houve a evolução no número de confirmados, também foi o que ocorreu com os números de suspeitos e monitorados. Preocupante Em menos de 15 dias o número de pessoas infectadas pela Covod-19 aumentou de forma significativa no município de Guamaré, deixando parte da população assustada.

Depois do primeiro caso, anunciado oficialmente no dia 22 de maio, logo surgiram mais dois no dia de hoje. Nas redes sociais e grupos de whats app o assunto não é outro, a não ser o aumento dos casos com a confirmação de 3 óbitos.

Nota do Blog Guamaré em Dia. - Oremos para que Deus tenha misericórdia da humanidade, e que nos der forças para vencer esse inimigo invisível que assola e assusta não somente  a população de Guamaré, mas todo o planeta.  Fica em Casa! Se precisar sair use máscara!

A bola vai rolar!! Maioria dos principais campeonatos do mundo têm data de retorno


O mundo aguardou ansiosamente pelo retorno do futebol após meses de uma árdua batalha contra o novo coronavírus.

Praticamente todos os campeonatos nacionais - além de estaduais e regionais no Brasil - foram suspensos, exceto por aqueles geridos por governos negacionistas, como Belarus, Nicarágua e Turcomenistão. Afinal, não havia sentido algum a bola rolar enquanto as pessoas lutavam pela vida nos hospitais ou se isolavam para conter a pandemia.

Cada país dentro da sua realidade e estágio da pandemia, estipulou datas, reprogramou retornos e, enfim, em junho, abre-se um horizonte de retorno dos principais campeonatos do mundo, como Itália (dia 20), Inglaterra (dia 17), Portugal (dia 3) e Espanha (11).

No Brasil, alguns clubes já treinam como protocolos em execução, como Flamengo, Internacional e Grêmio. Outros iniciarão treinamentos nesta segunda-feira (1º), como Ceará e Fortaleza, os primeiros do Nordeste.

No País, cada Estado tem seu estágio no combate à pandemia, mas julho é o mês no qual todos projetam para a volta dos estaduais.

A Alemanha, grande exemplo de gestão de combate à Covid-19, retornou no dia 16 de maio, sendo a principal referência para todos os países que anseiam pela retomada. Lá, todo um protocolo especial está sendo colocado em prática, com regras específicas e jogos de portões fechados, uma realidade do “novo” futebol.

Nas Américas, Argentina e México também cancelaram suas ligas e copas locais, deixando o futebol para 2021. Na Ásia, 1º epicentro da Covid-19, as ligas japonesa e chinesa, também têm data de volta, enquanto o futebol retornou desde o início de maio na Coreia do Sul.

Projeto de Lei pretende censurar redes sociais


O Senador Alessandro de Vieira (CIDADANIA) apresentou uma proposta de Lei n° 2630 de 2020 que elemina a liberdade de expressão na internet.

A proposta coloca toda a circulação de conteúdo na internet sob o total controle do governo, copiando o modelo chinês de controle da mídia e eliminando a liberdade de expressão. O Partido Cidadania, antigo PPS, é membro do Foro de São Paulo que atualmente é nomeado de Grupo de Puebla.

O projeto de lei que será levado ao plenário do senado para votação na próxima terça-feira (02) limita o uso do Whatshapp, obrigando o provedor a só transmitir a mensagem 5 vezes para cada pessoa e no período eleitoral a transmissão será bloqueada, ou seja, o objetivo é tirar das redes sociais a política, implementando uma censura velada.

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa nesta segunda-feira (1º) no RN



De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), é obrigatória a vacina em bovinos e bubalinos de todas as idades. A campanha acontece durante todo o mês de junho.

A vacina deve ser comprada pelo produtor, que é cadastrado no Idiarn, em uma das lojas autorizadas. 

Após a compra, ela deve ser aplicada nos animais e o produtor tem até o dia 15 de julho para declarar a vacinação no rebanho em um dos escritórios do Idiarn ou nas secretarias municipais de agricultura.

De acordo com o Instituto, o RN tem atualmente um rebanho bovino de cerca de 950 mil animais.

Decadência: Pandemia pode derrubar IDH mundial pela primeira vez em 30 anos


O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) global deve recuar pela 1ª vez desde o ano 1990. É o que alerta 1 relatório divulgado este mês pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).  

O índice leva em conta a avaliação dos padrões de vida nos países paralelos à qualidade da educação, saúde e outros serviços básicos. 

O número global de mortes causadas pela covid-19 soma mais de 300 mil, ao passo em que a renda per capita global neste ano deve cair 4%.

As estimativas do PNUD para a “taxa de abandono escolar” –porcentagem de crianças em idade escolar primária ajustada para refletir aquelas sem acesso à internet– indicam que 60% das crianças em todo o mundo não estão recebendo educação, 1 nível nunca visto desde os anos 1980.

Os países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, devem ser os mais atingidos pela queda no desenvolvimento humano. Isso porque são menos capazes de lidar com as consequências socioeconômicas da pandemia, do que nos países mais ricos, conforme aponta a ONU.

Na educação, com escolas fechadas e grande exclusão no acesso ao aprendizado online, as estimativas do PNUD mostram que 86% das crianças da educação primária estão agora efetivamente fora da escola em países com desenvolvimento humano baixo – em comparação com apenas 20% delas nos países com desenvolvimento humano muito alto.

ECONOMIA: Acordo fixa prazo de 20 dias para análise de pedidos do auxílio de R$ 600



Após inúmeras reclamações pela demora na análise dos pedidos de auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais, o governo federal fechou um acordo com a Caixa, a Dataprev e a Defensoria Pública da União para que essa avaliação seja feita num prazo de até 20 dias corridos.

Em redes sociais, usuários chegam a relatar espera superior a 40 dias para receber uma resposta da solicitação.

"A negociação tem abrangência nacional e pretende diminuir o número de ações judiciais relacionadas ao assunto, bem como facilitar o acesso ao benefício por milhões de brasileiros", diz a Advocacia-Geral da União (AGU), uma das partes envolvidas no acordo, que incluiu também o Ministério da Ci idadania, pasta responsável pela gestão da política.

O acordo também estabelece que a Caixa deve iniciar o pagamento dos benefícios aprovados em até três dias úteis contados a partir do recebimento dos recursos pela União. A data limite deve ser observada em "condições ordinárias e observados os limites das respectivas atribuições", segundo sentença da Justiça Federal de Minas Gerais que homologou o pacto.

Covid-19: Brasil tem 30 mil novos casos pela primeira vez


O Brasil teve neste sábado (30) mais 956 mortes devido à covid-19. Dados do Ministério da Saúde também mostram que foram identificados 33.274 novos casos da doença, um recorde, causada pelo novo coronavírus.

Com a atualização de mortos no país, o número de óbitos chega a 28.834 e 498.440 casos diagnosticados. No mundo, os casos já passam de 6 milhões. Com 210 milhões de pessoas e a sexta maior população do planeta, o Brasil ultrapassou a Espanha e agora é o quinto país com mais mortes causadas pelo coronavírus no mundo.

O Brasil também tem 200.892 casos recuperados da doença.

Previsão é de chuvas dentro da normalidade para o próximo trimestre no solo potiguar



Passado o período de chuvas mais intensas no interior do Rio Grande do Norte, a previsão para os meses de junho, julho e agosto de 2020, quando as precipitações se deslocam para o Leste e Agreste do estado, é de ocorrência de precipitações dentro da normalidade.

A análise foi feita durante reunião virtual de avaliação e previsão climática, ocorrida na última terça-feira (27), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Sergipe (SEDURBS/SE), e contou com a participação do chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte- EMPARN, Gilmar Bristot. 

A média esperada para o período no Leste do RN é de 467,8 milímetros (mm), para o Agreste é de 209,6 mm, Oeste, 81,2 e a Central é de 69,7mm. “Os modelos de previsão climática sazonal indicam a persistência da situação de neutralidade na região equatorial do Oceano Pacífico no decorrer do trimestre junho-julho-agosto de 2020 (JJA/2020), ou seja, ausência de fenômenos climáticos, tais como El Niño e El Niña”, avaliou Bristot.

Os meteorologistas não descartam a ocorrência do fenômeno La Niña até o final do ano, a depender das as condições oceânicas e atmosféricas. “Estas condições, observadas em abril e primeira quinzena de maio, mostraram uma tendência de resfriamento das águas subsuperficiais e intensificação dos ventos em baixos níveis no setor leste do Pacífico Equatorial, podendo evoluir para uma condição de La Niña até o final do ano corrente”, considerou Bristot.

Balanço

O primeiro quadrimestre de 2020 registrou a ocorrência de bons volumes e boa distribuição das chuvas no RN, o que beneficiou o reabastecimento das reservas hídricas do estado e o aumento da área territorial sem o fenômeno natural da seca. A média das chuvas observadas no estado em janeiro foi de 100,7 (mm), fevereiro com 110,9mm, março com 204,7mm e abril com 154,6mm.

Polícia prende "monstro" que tentou matar a própria mãe a facadas em cidade do Oeste


Policiais do destacamento militar de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste Potiguar, prenderam na tarde desta sexta feira 29 de maio de 2020, um jovem, após o mesmo esfaquear sua própria mãe naquela cidade.

Após tomarem ciência do fato criminoso, os policiais militares saíram em diligências e conseguiram localizar e prender o acusado.

Matheus Bezerra de Oliveira após ser preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi autuado em flagrante por crime de tentativa de homicídio.

Durante o depoimento ao  DPC, Rafael Arraes de Alencar, delegado da DEFUR de Mossoró e que responde pela delegacia de Governador Dix Sept Rosado, o jovem confessou que esfaqueou sua mãe, mas disse que não tinha a intenção de matá-la. – Fim da Linha.

ECONOMIA: Petrobras conclui venda de sete campos de produção no Rio Grande do Norte


A Petrobras finalizou hoje (29) a venda da totalidade de sua participação em sete campos de produção terrestre, localizados na Bacia Potiguar, para a SPE 3R Petroleum S.A., subsidiária integral da 3R Petroleum e Participações S.A.

A ação foi concluída com o pagamento de R$ 676,8 milhões para a Petrobras, já com os ajustes previstos no contrato. De acordo com a companhia, a venda está alinhada à estratégia de melhoria de alocação do capital, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultraprofundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.

O sócio da Starboard, acionista controladora da 3R, Paulo Thiago Mendonça, falou sobre os planos da companhia para o RN. - “A venda de ativos onshore e águas rasas é uma estratégia muito sadia para a Petrobras e cria oportunidades para novos entrantes no setor, que irão priorizar seus recursos gerando valor para a região e para o país. Temos como importante missão ser a maior produtora de gás do RN e aumentar essa oferta de gás”.

O Polo Macau engloba os campos de Aratum, Macau, Serra, Salina, Cristal, Porto Carão e Sanhaçu. A Petrobras detinha 100% de participação em todas as concessões, com exceção da concessão de Sanhaçu, na qual era operadora com 50% de participação, enquanto os outros 50% são da Petrogal Brasil S.A. 

A produção total de óleo e gás desses campos é de cerca de 5 mil barris de óleo equivalente por dia.

Caixa abre 35 agências neste sábado para atendimento do auxílio emergencial



A Caixa Econômica Federal (CEF) vai abrir 35 agências neste sábado, 30, das 08h às 12h, no RN para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício.

A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos. 

As cidades que vão ter agências da CEF abertas no estado são: Assu, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, Guamaré, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró (3), Natal (11), Nova Cruz, Parnamirim (2), Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Touros.

Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.

Horário de chegada

A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente.

Governadora anuncia prorrogação do decreto que suspende aulas nas escolas do RN



A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou em uma rede social que via prorrogar o decreto que suspende as aulas nas escolas do Rio Grande do Norte.

Segundo a publicação da chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação deve sair no Diário Oficial ainda neste fim de semana. Entretanto ela ainda não informou qual será o novo prazo para suspensão das atividades escolares.

O decreto em vigência atualmente é válido até o domingo (31). A medida visa a conter a propagação do novo coronavírus no estado. A decisão foi tomada em acordo com as entidades educacionais do RN.

O jovem Deyvson Bruno já retornou para casa!


A família  de Deyvson Bruno Sebastião agradece aos que compartilharam e deram apoio.

Adolescente de Carnaubais desaparece após sair de casa para visitar a mãe na zona rural de Assú


Familiares de Deyvson Bruno Sebastião, 15 anos de idade, pede a quem tiver informações que possa levar ao paradeiro dele, ligue urgente para: 99700-8527. O adolescente mais conhecido por “Preto” reside com a avó na cidade de Carnaubais e teria saído de casa ao meio dia de ontem, 28, para visitar a mãe, no sitio Trapiá, na zona rural de Assú, desde então desapareceu e a família está bastante preocupada.


RN tem a segunda maior taxa de contágio de coronavírus do Brasil


Rio Grande do Norte atingiu, na quinta-feira (28), 255 mortes causadas pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Há mais de 5 mil potiguares infectados, de acordo com os mais recentes dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

A capacidade de transmissão do vírus em cada estado brasileiro foi medida por uma pesquisa e, contrariando o que acredita a Sesap, o RN ficou com a segunda maior taxa de contágio do País – atrás apenas de Goiás.

Os índices nacionais foram levantados pelo grupo Covid-19 Analytics, da PUC-Rio, e medem a expansão dos casos confirmados da doença em cada localidade. O cálculo para obter as taxas leva em consideração o crescimento da infecção e o número de recuperados, além de normatizar o ciclo ativo da doença em 20 dias.

Segundo o levantamento, a taxa de contágio no RN é de 4,88, ou seja, cada potiguar infectado deve transmitir o coronavírus para, em média, quatro pessoas. Inicialmente, o índice estava em 1,9 no último dia 8, mas avançou durante o mês.  

Testagem

A divergência dos números motiva a Sesap, que planeja realizar uma ampla pesquisa por amostragem para detectar qual é o real nível de transmissão da Covid-19 no estado. Atualmente, a rede estadual de saúde possui 72 mil testes em estoque para diagnosticar a Covid-19, e outros 44 mil estão com os municípios.  

Com lei sancionada, governo e prefeituras do RN esperam ajuda financeira de R$ 792 milhões


Com a sanção do governo federal à lei que prevê socorro financeiro de R$ 60 bilhões da União para recompor perdas de receitas dos estados e municípios, governo do estado e prefeituras do RN esperam receber cerca de R$ 792 milhões ao longo dos próximos quatro meses.

Porém, estado e município afirmam que o valor é abaixo das perdas de arrecadação estimadas para o ano.

A Federação dos Municípios do RN estima que as prefeituras do estado vão receber aproximadamente R$ 350,2 milhões.

Embora considere que o valor seja uma ajuda para manter os serviços básicos nas administrações locais, a entidade considerou que o auxílio não será suficiente para cobrir a queda de arrecadação das cidades potiguares, que deverá chegar a R$ 795,6 milhões até o fim de 2020.

Socorro financeiro

O texto aprovado pelo Congresso no dia 6 de maio ainda suspende as dívidas de estados e municípios com a União, inclusive os débitos previdenciários parcelados pelas prefeituras que venceriam este ano. Esse ponto pode gerar um impacto de R$ 60 bilhões à União.

MP e Polícia Militar do RN cumprem mandado de busca e apreensão em Afonso Bezerra


Operação Ajuste apura eventuais ocorrências de crimes de peculato e lavagem de dinheiro no âmbito da Prefeitura Municipal no ano de 2015 O Ministério Público do RN (MPRN) e a Polícia Militar deflagraram na manhã desta quinta-feira (28) a operação Ajuste.

A ação tem por objetivo identificar eventuais ocorrências de crimes de peculato, lavagem de dinheiro, bem como de outras infrações penais cometidas em desfavor do Município de Afonso Bezerra, no ano de 2015.

A operação é fruto de um trabalho de investigação da Promotoria de Justiça de Angicos. Nesta quinta, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na sede de uma empresa investigada. Foram colhidos documentos e evidências eletrônicas para subsidiar a investigação conduzida pelo MPRN, que, até o momento, aponta prejuízo de aproximadamente R$ 124 mil aos cofres públicos.

O material apreendido será analisado e levado ao Poder Judiciário, com as manifestações ministeriais cabíveis.

Fonte: MPRN 

Resenha legislativa: aglomeração, polícia e bate-boca durante sessão na Câmara de Carnaubais




A sessão da Câmara Municipal de Carnaubais nesta quinta-feira (28) fugiu um pouco da normalidade.

Antes de começar, do lado de fora, a polícia militar teve de intervir para impedir uma aglomeração de donos de alternativos que queriam acompanhar a sessão. Ate serviço de som tinha na manifestação.  

A PM, claro, mandou desligar. Por pouco não saiu gente algemada.

De acordo com o Decreto Estadual não se pode ter aglomerações.

Já no plenário, o bate boca foi intenso entre a vereadora Jussaly Medeiros (PL) e Nicolau Cavalcante (PCdoB).

No meio da discussão Nicolau se retirou do plenário visivelmente transtornado. 

Após o desentendimento dos parlamentares, a sessão prosseguiu com a presença da polícia em frente a casa do povo.

Troca de farpas...


Prefeitura de Guamaré antecipa pagamento de salário aos servidores da gestão municipal


A Prefeitura de Guamaré antecipa nesta quinta-feira (28), o pagamento do salário aos servidores municipais. A medida foi proposta para evitar, principalmente, que ocorram aglomerações nos bancos.

Com o depósito feito hoje, a Prefeitura mantém o compromisso de não atrasar a remuneração dos colaboradores, que pode ser feita até o quinto dia útil do mês subsequente, mas sempre tem acontecido dentro do mês trabalhado. É assim desde o início da atual gestão, em janeiro de 2019. Há 17 meses.

O prefeito Adriano Diógenes, explicou que a iniciativa visa dar tranquilidade aos trabalhadores da administração direta e cargos em comissão, diante da crise que o país já enfrenta por causa da propagação do Covid-19, além de ser uma injeção de recursos na economia da cidade.

Com queda de 9,68%, municípios recebem terceiro decêndio de maio nesta sexta-feira

A terceira parcela de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) terá como valor total a ser distribuído entre os 5.568 municípios a soma de R$ 2.016.381.476,97, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em valores brutos, salienta informação do portal  virtual da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o montante é de R$ 2.520.476.846,21. Creditado nesta sexta-feira (29), comparado ao mesmo período do ano passado, o decêndio apresenta queda de 9,68% em termos normais, que não levam em consideração os efeitos da inflação.

O acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve queda de 23,50%. No acumulado do ano, o valor total do FPM também vem apresentando queda. A soma repassada aos municípios de janeiro até o terceiro decêndio de maio de 2020 mostra uma queda de 4,55%, em termos nominais, em relação ao mesmo período de 2019.

Coronavírus: mundo tem mais de 100 mil novos casos pela 4ª vez; Brasil e EUA "puxam" índices


A pandemia do novo coronavírus contamina milhares de pessoas diariamente no mundo desde março, e apesar de alguns países já terem iniciado o processo de reabertura econômica, os números mostram que a disseminação da covid-19 não está em curva decrescente em um panorama global.

De acordo com a universidade Johns Hopkins, só ontem, o coronavírus atingiu 102,2 mil pessoas em todo o mundo. É a quarta vez que o gráfico indica uma taxa de novos contaminados acima de 100 mil.

As outras três vezes em que este índice atingiu a casa da centena de milhar ocorreram há menos de 15 dias. No dia 15 deste mês, por exemplo, a Johns Hopkins contabilizou 100,2 mil contaminados, até então recorde desde o início da pandemia.

Este índice foi superado na última quinta-feira (21), com 106,1 mil novos casos, e o dia seguinte marcou o recorde de registros momentaneamente: 108,7 mil infectados.

Brasil e EUA "puxam" índices 

Estes números são alavancados, principalmente, por Brasil e EUA, que passaram o mês de maio renovando recordes negativos.

Pandemia: RN tem 61 policiais militares com Covid 19; quatro já morreram pela doença


O quadro de policiais militares do RN contém 61 infectados pelo novo coronavírus. Conforme informado pela PM, entre policiais ativos e da reserva, quatro já morreram em decorrência da Covid-19.

Serviço essencial para a garantia da segurança e fiscalização do cumprimento das medidas de combate ao coronavírus, os policiais militares seguem nas ruas com suas atividades normais, e isso os dá maior chance de infecção pelo alto número de contatos durante o dia.

Ao todo, 21 militares tiveram contato com pessoas que testaram positivos para o vírus e 12 com casos suspeitos. Além dos 61 policiais confirmados com a Covid-19, o RN possui 112 casos suspeitos e 13 recuperados.

A Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais (CIOPAR) é onde se encontra a maioria dos casos na Polícia Militar. No total, são 8 militares com coronavírus. Logo em seguida, vem o Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar, com 7 casos.

Mortes

A primeira morte de um policial no quadro ativo da Polícia Militar aconteceu nesta quarta-feira (27). O militar lotado do 3º Batalhão, Elcio Carvalho, estava internado no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Os outros três policiais mortos pela doença são militares da reserva.

Policiais penais

Não só a PM, como também os policiais penais têm sido atingidos pelo vírus. De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen), o estado já registrou 40 infectados da categoria, sendo 25 apenas no Complexo Penitenciário de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

O RN

Segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o RN já contabiliza 5.630 pessoas infectadas pela Covid e 242 óbitos. No último levantamento foi apresentado o número de 22 duas mortes decorrentes da doença, num período de 24 horas. – Agora RN

João Camarão: Agricultor das antigas não resiste ataque de abelhas na vila Ceará - Serra do Mel


O agricultor João Oliveira de Souza “João camarão” de 71 anos de idade, morreu na tarde de terça feira 26 de maio, vítima de um ataque de abelhas, no seu lote na Vila Ceará, no município de Serra do Mel.

João Camarão estava trabalhando e quando foi atacado, abandonou o trator e tentou correr a pé. Ele sofreu ferimentos provocados pelas abelhas na cabeça e por todo o corpo e morreu a caminho do Hospital da Serra do Mel, para onde estava sendo socorrido pela família.

O corpo de João Oliveira de Souza foi conduzido para exames no Instituto de Medicina Legal do Itep em Mossoró para exames e foi liberado.

O CAMERA

UMA REALIDADE NUA E CRUA: A violência e o trânsito deixam um rastro de destruição de vidas

ITEP cada vez mais é acionado para remover corpos de vítimas de execuções ou acidentes de motocicletas. 

   
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, pelo menos é o que comprova estudos nos últimos anos. O país inteiro está assustado, o medo tem aprisionado as pessoas. 

Não diferente as pequenas cidades do interior, Carnaubais registra crescente onda de violência nos últimos anos.

Até uma década atrás nossa pequena urbe desfrutava de um luxo feito de paz e respeito à vida. Mas isso é coisa do passado.

Hoje o que se percebe é um rastro de destruição de vidas. É cada vez mais comum à equipe do ITEP vim remover cadáveres, a grande maioria de jovens entre 20 e 30 anos.  

Cada vez mais famílias choram enlutadas, enquanto a morte vai mostrando sua face. Diante da profusão de notícias de atos violentos, reina uma sensação de medo e insegurança.

Em tempo

A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores.

Servidor do Itep-RN e mais dois suspeitos foram presos em operação contra falsificação de RGs


Três pessoas foram presas pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (27) em uma operação contra a falsificação de identidades. Entre os suspeitos detidos está um servidor do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de 64 anos.

De acordo com a Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), a Operação Identidades tem como objetivo evitar que continuem sendo confeccionados documentos de Registro Geral (RG) para criminosos foragidos da Justiça potiguar. 

A polícia estabeleceu três alvos nesta operação, entre eles o servidor. Os três foram detidos suspeitos de participar do esquema fraudulento.

Plantão hospitalar! Motociclista colide em parede e morre no centro de Carnaubais


A vítima identificada como Adriano Damaceno de Oliveira, 26 anos, natural de Natal. O corpo está no local aguardando o ITEP para ser removido. 

Plantão! “Remelinha” é morto na comunidade de Nova Esperança, zona rural de Assu


No início de noite desta quarta-feira (27), André Pereira Bezerra, mais conhecido por "Remelinha, foi morto a tiros na calçada de casa que fica na rua da frente, como é mais conhecido o local.

As informações, são que elementos chegaram se aproximara da vítima e foram logo efetuando os tiros que atingiram a boca da vítima.

Remelinha tinha passagem na esfera policial por atos ilícitos.

A polícia militar do 10º BPM isola o local, onde aguarda os peritos do ITEP que fará a remoção do corpo.

O que fazer quando a máscara provoca a sensação de asfixia e ansiedade



Manter distância social e usar máscara, bem como lavar com frequência as mãos, são as ferramentas mais poderosas que temos agora para conter a disseminação do coronavírus.

Parece simples, mas, na prática, não é. Algumas pessoas relatam que ficam sem fôlego todas as vezes que colocam a máscara.
“É possível ter uma sensação de asfixia, mas isso nunca ocorrerá com uma das máscaras recomendadas para o uso na rua. Na verdade, acho que somos todos bem responsáveis ​​quanto a isso, não somos tão crianças a ponto de nos sentirmos sufocados com algo que sabemos que não pode causar isso. É questão de querer”, diz a médica Raquel Blasco, clínica geral e vice-presidenta da Ordem dos Médicos de Valladolid.

O problema é que essa “sensação” é muito real. Tanto que o instinto de sobrevivência pede aos gritos que ela seja retirada a todo custo. “Depois que a máscara é colocada, não deve ser tocada, para que continue cumprindo sua função. Se, por exemplo, você está no ônibus e se sente sufocado, seja paciente, tente se comportar como uma pessoa responsável e não a tire. Eu insisto: você nunca vai ficar asfixiado por usá-la. E, caso você a retire, faça isso sempre seguindo as medidas de segurança apropriadas e sem apalpá-la. Se for um modelo de múltiplo uso, guarde-a em um recipiente hermético e impermeável. Melhor um saco plástico do que um de papel.”

distanciamento social e o silêncio que essa “nova normalidade” impõem, por exemplo, no transporte público, podem ser intimidatórios. Todos olham uns para os outros, examinando quem poderia estar infectado. Ou que tenha transmitido. A ansiedade ou, simplesmente, os nervos, podem desencadear um ataque nervoso muito inoportuno, e assim a máscara se torna de novo um obstáculo. Então, você é tomado pela dúvida: tem que tossir com a máscara? “Nesse caso, você tampouco deveria retirá-la, pois isso significaria que que espalharia suas gotículas de Flügge, expondo ao contágio as demais pessoas ao seu redor, caso você tenha o vírus. Não seria uma reação muito sensata.”

Covid-19: mais de 60 por cento dos brasileiros estão estressados com o trabalho em casa

Da Agência Brasil

A adoção em grande escala do home office [escritório em casa] em função do isolamento social para conter o novo coronavírus tem afetado a saúde mental de profissionais brasileiros.

Uma pesquisa do LinkedIn, que ouviu duas mil pessoas na segunda quinzena de abril, indica que 62% estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes.  

O levantamento mostrou, também, que, para o brasileiro, a falta de interação com colegas de trabalho tem sido impactante: 39% dos entrevistados se sentem solitários, 30% se confessam estressados pela ausência de momentos de descontração no trabalho e 20% sentem-se inseguros porque têm dificuldades em saber o que está acontecendo com seus colegas de trabalho e a empresa onde trabalham.

Por outro lado, a falta de interação com os colegas e a redução das interrupções relacionadas ao ambiente do escritório fazem com que 33% considerem que estão mais produtivos.

Não é só a saúde mental que está sendo afetada. A física também sofreu impacto com a chegada da quarentena: 43% dos entrevistados estão se exercitando menos e 33% disseram ter o sono afetado negativamente.

Desafios do trabalho em casa

Além das preocupações com as atividades do trabalho, a necessidade de conciliar o trabalho com a atenção à família e, ao mesmo tempo, gerenciar a preocupação com o avanço do coronavírus representam desafios em casa.

Foto legenda: Carreta tenta livrar buraco na pista e quase tomba próximo a Serra do Mel

Aconteceu na tarde desta quarta-feira. Motorista disse que por pouco não aconteceu uma tragédia.      

Tremor de terra foi registrado próximo da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves


A Rede Sismográfica do Nordeste, através das Estações do Laboratório de Sismologia da UFRN – Labsis, registrou um tremor de terra na região de Açu, no início dessa semana. O abalo sísmico ocorreu perto da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael.

A magnitude preliminar foi de 1.7 na escala Richet.

O Laboratório de Sismologia da UFRN comunicou a Defesa Civil do estado do Rio Grande do Norte sobre o evento.

O Labsis não soube informar o que tenha ocorrido na região, mesmo que o abalo tenha apresentado baixa intensidade.


Sem eleição para prefeito... O que você acha disso?



Segundo estudos do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, 55 países do mundo adiaram as eleições por conta da pandemia do Coronavírus.

As autoridades eleitorais desses países acharam melhor postergar os pleitos eleitorais ao invés de colocar a população em risco em nome da democracia.

Mas na França, as eleições municipais aconteceram com níveis de comparecimento muito baixos, por volta de 30 a 40%. Significa dizer que de cada 10 eleitores franceses, apenas 3 ou 4 compareceram à votação. A população francesa priorizou a sua saúde e deixou a democracia em segundo plano.

O TSE deveria ouvir o eleitor brasileiro, perguntar o que o eleitor pensa sobre um possível adiamento. O momento atual requer cautela. Com a pandemia e a proibição de aglomerações como ficariam as reuniões políticas, aqueles encontros entre os candidatos e os seus eleitores?

E os famosos comícios?
As carreatas ou passeatas?
Aquele corpo a corpo entre o candidato e o eleitor, com aperto de mãos, abraços e fotos?
Nada disso poderá acontecer?

Mas qual seria a saída para o adiamento?

Faz tempo algumas pessoas falam na unificação das eleições. Para isso seria necessário prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores por mais 2 anos.

Os prefeitos não teriam direito à reeleição. E nas eleições de 2022 elegeríamos Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados, Senadores e Vereadores.

E sabe o melhor de tudo? O Brasil poderia usar os bilhões de reais do Fundo Eleitoral para o sistema de saúde ao invés de torrar tudo com campanhas eleitorais.

O que você acha disso?

Pandemia: 8 hospitais que tratam pacientes com Covid-19 estão com 100% dos leitos ocupados


Até às 14 horas desta terça-feira, 26, oito dos 10 hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que tratam pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte estavam com 100% dos leitos ocupados. 

As informações contam no RegulaRN.

De acordo com a plataforma, estão com todos os leitos disponíveis ocupados os hospitais Central Coronel Pedro Germano, o de Campanha de Natal, Doutor Luiz Antônio, Municipal de Natal, Giselda Trigueiro e Rio Grande, todos em Natal, e o Tarcísio Maia e São Luiz, ambos em Mossoró.

O HRTM no momento estava com 20 leitos de UTI ocupados e um de UCI. Já o hospital que serve de campanha na Capital do Oeste estava com todos os seus 20 leitos de UTI com pacientes.

Somente o Hospital Regional Telecina de Freitas Fonte, em Caicó, e o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, tinham leitos disponíveis. A unidade hospitalar no Seridó estava com menos de 65% de sua capacidade ocupada para pacientes com Covid-19 e o de Pau dos Ferros com pouco mais de 62%.

O estado tem 479 pessoas internadas em função da doença. O índice de isolamento chegou a 52% nesta terça. O RN deve abrir mais leitos hospitalares nos próximos dias em todas as regiões para ampliar os atendimentos a pacientes com Covid-19.

Porto do Mangue: Clarinha de Titico e Magnus são vítimas de "Fake News" nas redes sociais


Todo mundo sabe que Fake News são notícias falsas, boatos divulgados com claras intenções de deturpar à verdade para se  tirar proveito da situação.
Mentira tem perna curta: pré-candidatura de Clarinha de Titico está firme e forte!

   
Em Porto do Mangue, a chapa oposicionista formada pela pré-candidata a prefeita Clarinha de Titico (PP) e o vice-prefeito Magnus Domingo (PL) tem tirado o sono do prefeito Sael.

Desde que foi apresentada, os aliados do governo vem plantando boatos tentando desestabilizar o grupo de oposição.

Os porta-vozes do palácio, demonstrando desespero, chegaram a espalhar a desistência de Clarinha. Mais uma fake News.  

Desfazendo a boataria...  

Diante das asneiras espalhadas nas esquinas, Dona Clarinha afirmou que sua-pré-candidatura nasceu forte e a cada dia se fortalece com o apoio de Magnus e de todo o grupo que entende que Porto do Mangue precisa voltar para boas mãos.

Em contato telefônico, Magnus também reafirmou seu compromisso e deixou claro que não existe nenhuma possibilidade de alteração na chapa. - “Vamos aguardar as convenções, oficializar e vencer as eleições”, disse o vice-prefeito.