Cada
um dos mais de oito mil brasileiros que usam a bicicleta no lugar do carro como
meio de transporte deixam de emitir 4,4 kg de CO2 por ano, já para os que
usavam o ônibus, evitam jogar na atmosfera 41,9 kg da mesma substância no mesmo
período.
Esta
estimativa faz parte do estudo Economia da Bicicleta no Brasil, uma parceria da
Aliança Bike e o LABMOB (Laboratório de Mobilidade Sustentável, da UFRJ), que
revela o papel deste meio em cinco dimensões, analisando vários aspectos
socioeconômicos e comportamentais.
Um
dos pontos que merece destaque no estudo é justamente sobre os
benefícios relacionados ao uso da bicicleta como uma maneira real de
influenciar tanto o clima, quanto redução da emissão de gases poluentes.
Para
chegar ao número de ciclistas no Brasil, os pesquisadores tomaram como base o
censo de 2017 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e um
levantamento feito pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) que
estima que 4% da população usa a bicicleta como meio de transporte.
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