expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Aprovação: Com credibilidade e preserverança, prefeito Hélio mudou a imagem de Guamaré

“Reconheço que a gestão não é minha, é do povo. Guamaré é maior do que Hélio”



   
A cidade de Guamaré completa neste sábado 54 anos de fundação (foi criada 
em 7 de maio de 1962). Ao longo deste tempo passou de uma simples vila de pescadores para um dos municípios mais prósperos do Rio Grande do Norte.

Com uma produção industrial capitaneada pela Petrobrás, chegou a 2016 com 14.333 habitantes (estimativa IBGE 2015).

E mesmo diante da crise econômica do Brasil, o prefeito Hélio Willamy Miranda da Fonseca (PMDB), o Hélio de Mundinho, de 43 anos, conseguiu com planejamento e seriedade, manter o equilíbrio financeiro e até avançar, chegando próximo ao final do seu mandando a alcançar praticamente 90% de execução do que foi planejado para sua primeira gestão como prefeito de Guamaré.

Leia trechos da entrevista cedida a Celso Amâncio e Rosinaldo Vieira
Fotos: Canindé Soares

O que foi determinante para o senhor ser candidato a prefeito de Guamaré?

Prefeito Hélio – Apesar de não ser de origem política, sempre tive na minha essência o lado do social. E vendo que o potencial da cidade na área do turismo, do social, cultural, esportivo, da indústria, precisava ter um impulso, decidi que deveria fazer alguma coisa como político e por isso nasceu meu desejo de ser prefeito para contribuir decisivamente com o desenvolvimento de Guamaré.

Como o senhor avalia do atual momento do município?

Prefeito Hélio – Na nossa gestão passamos a ter um olhar diferenciado da cidade. Assumi uma administração com grandes desafios, mas que nunca me intimidou a lutar e com o apoio da população e do poder legislativo, que teve esse entendimento, conseguimos colocar Guamaré no rumo certo do seu desenvolvimento, deixando as querelas políticas de lado, pensando sempre na harmonia de todos.

Qual a marca que o senhor deixará para cidade ao final de sua gestão?

Prefeito Hélio – Ter resgatado a confiança do povo de Guamaré na administração pública municipal. As vezes estou com os amigos e vejo alguns desestimulados com a política. Só que a partir do início de nosso trabalho em 2013 conseguimos mudar um pouco esta realidade, fazendo com que a população, através de nossas ações e projetos, volte a ter credibilidade na classe política.


Como o senhor imagina o futuro de Guamaré?

Prefeito Hélio – Temos a sorte de ser uma cidade com um grande potencial turístico, com praias belíssimas, dunas paradisíacas e é neste segmento que devemos apostar para desenvolver nossa economia no futuro. Por isso estamos desenvolvendo o projeto do terminal turístico de Canto do Amaro, uma tradicional vila de pescadores, que vamos dotar de estrutura para atrair turistas e se transformar num cartão postal para todo o estado. Temos ainda o melhor vento para a prática do kitesurf e muito mais. O turismo é a grande saída econômica para o futuro de Guamaré.

Como tem sido sua relação com a oposição?

Prefeito Hélio – Nenhum governo tem unanimidade. Para administrar com harmonia é preciso estirar a mão. Tenho feito uma gestão voltada para todos, tanto para os que votaram na minha candidatura à prefeito, como os que não votaram, até porque todos fazem parte da população de Guamaré. Governo também com a opinião da oposição, sempre buscando o diálogo, a conciliação, o consenso. Também reconheço o que os ex-prefeitos fizeram, suas contribuições para o crescimento da cidade. A gestão não é minha, é do povo. O município é maior do que Hélio.

Como o senhor imagina seu futuro?

Prefeito Hélio – Minha vida entrego a Deus e meu futuro político a meus eleitores. Como todo gestor público, também almejo buscar graus maiores na minha vida política, talvez até em nível estadual. Deus me deu a missão de servir o povo e finalizo dizendo que o maior patrimônio de um homem público é o povo.