Observatório: A volta por cima dos perdedores em Carnaubais

Após derrota em 2020, Dr. Thiago conseguirá seguir as estratégias dos demais lideranças que traçaram a volta ao poder, de forma direta ou indiretamente? 


 

Para compreender melhor o título desta matéria, é preciso passar a lupa nas eleições e observar um fato que se repete na política de Carnaubais desde o início deste século: os perdedores conseguiram dar a volta por cima.

Vamos lá...

Em 2000 o racha no grupo do então prefeito Nelson Gregório, com o rompimento de Dr. Zenildo e vereadores da base aliada levou os dois a derrota.

Quatro anos depois, depois de lamberem as feridas e unidos tomaram a prefeitura de Luiz Gonzaga, que havia se aproveitado da separação e venceu a disputa com 37% dos votos.

Já em 2008 Luiz Gonzaga deu o troco após a traumática derrota anterior e repetiu a dose em 2012, embora tenha perdido o mandato por ilicitudes praticadas na campanha contra Dinarte Diniz.

Em 2016, com o racha entre Luiz Gonzaga e Junior Benevides, Dinarte chegou indiretamente ao poder com sua esposa na chapa vencedora com Dr. Thiago eleito prefeito com 42,49% dos votos.

Em 2020, após ruptura do grupo, Junior Benevides se aliou a Dinarte e deu a volta por cima elegendo o irmão Gleudinho vice-prefeito de Dona Marineide, eleita com 36,67% da votação.

Nas disputas eleitorais desde 2000 os perdedores, como mostram os resultados, conseguiram se sobressair nas eleições seguintes, numa espécie de sobe e desce do pódio do poder.

Perde e ganha

A história revela que ter a caneta na mão não garante vitória. Desde que foi criado o advento da reeleição todos os gestores que passaram na prefeitura até agora amargaram derrota.

Após ter sido derrotado ao tentar se reeleger prefeito em 2020, Dr. Thiago conseguirá dar a volta por cima em 2024 ou se juntará a Luiz Gonzaga e seus apoiados que não conseguiram mais se reerguer politicamente?

Isso, o tempo dirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!