Neste ano, o Censo 2022 vai disponibilizar aos cidadãos
três opções de participação, presencial, por telefone ou internet. No entanto,
para fazer o questionário de forma remota, só é possível após visita do
recenseador no domicílio por meio de um tíquete eletrônico.
Isso é algo inédito no Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) que oferece a possibilidade de participação no Censo por
telefone – na operação censitária de 2010 já havia a opção de participação pela
internet.
De acordo com o IBGE, ao receber a visita de um agente
censitário o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet
ou telefone. A partir daí, será gerado um e-ticket para que a pessoa responda
ao questionário remotamente no prazo máximo de sete dias.
Para auxiliar a sociedade a preencher remotamente o
questionário da pesquisa foi criado o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que
funciona por meio do número 0800 721 8181. Lá, 180 agentes censitários se
dividem, diariamente, para atender às demandas. O serviço funciona todos os
dias, das 8h às 21h30.
Para evitar que o morador se esqueça de responder e o
e-ticket perca a validade, no segundo dia após a visita do recenseador ele
receberá uma mensagem por SMS e e-mail alertando sobre o prazo. Caso não
responda à pesquisa, no quarto dia receberá uma ligação telefônica para
verificar por que não começou a preencher o questionário.
Se mesmo após a ligação a pessoa não responder, o CAC fará
o último contato no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário
permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores
para que possa ser realizada nova visita para realização da entrevista
presencial
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