domingo, 26 de dezembro de 2021

Jucurutu: Barragem de Oiticica entra em nova fase com avanço de obras sociais

Nova Barra de Santana terá 177 residências permutadas e 41 de inquilinos, totalizando 218 moradias.

  

Os proprietários de imóveis rurais situados na bacia hidrográfica (área inundável) serão transferidos para as quatro agrovilas do projeto Oiticica. A primeira dela, a Jucurutu, está em fase final de construção. São 14 lotes destinados a famílias de Carnaúba Torta. 

No final de setembro, o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica fez uma sondagem, junto aos moradores. Mais de 90% querem ser transferidos para o novo lugar o quanto antes. 


- "A Nova Barra de Santana está bonita, bem planejada. Tem casas, escola, creche, posto de saúde, equipamentos comunitários novos, ruas calçadas, saneamento básico. Eles querem estar lá até maio de 2022", explica Procópio Lucena, um dos líderes do movimento. 


A transferência ainda depende de questões de ordem jurídica, intervenções em obras físicas, ligação de água tratada e fornecimento de energia elétrica. 


Sonhos antigos 


O projeto Oiticica é tão antigo quando o da Barragem Armando Ribeiro, construída 100 quilômetros adiante no mesmo leito do Rio Açu e inaugurada em 1983. Oiticica surgiu na década de 1950, ficou em engavetado por 40 anos até ser resgatado em 1990, mas problemas técnicos e ambientais colocaram o projeto novamente em compasso de espera.