A variante Delta do coronavírus já chegou a todos os 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal. Os dois últimos estados em que a linhagem originária da Índia ainda não tinha sido confirmada eram Acre e Roraima, ambos na Região Norte do país. A informação foi confirmada pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com o grupo, que trabalha a partir de dados depositados na plataforma internacional de vigilância genômica Gisaid, a Delta representa 62.4% das amostras sequenciadas no país durante o mês de agosto. A Gama (P.1), de Manaus e prevalente no país até a chegada da Delta, soma 34,8% dos genomas analisados no período.
Coordenadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a pesquisadora Marilda Siqueira destaca que os dados podem não refletir uma realidade exata da enfrentada pelo país. No entanto, ela reforça que o mais importante é que todos saibam que a Delta circula em todos estados e regiões do Brasil e, a partir disto, cidadãos e autoridades tomem providências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é importante!