Outubro Rosa: Liga Norte Riograndense na luta contra o câncer de Mama

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Pelo décimo terceiro ano, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença.

A campanha começou oficialmente dia 01, e tem como objetivo compartilhar informações, alertando sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce.

O exame da mama é a melhor maneira de se conhecer e perceber as alterações ainda em fase inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 66 mil novos casos no Brasil este ano, sendo este tipo de neoplasia a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo.

No Rio Grande do Norte, o INCA estima mais de 1.100 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal.  

A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária.

Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!