A CPMI das Fake News divulgou na quarta-feira
(3) um relatório com informações obtidas junto à Secretaria Especial de
Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que mostra os canais
pelos quais os anúncios do Governo Federal, contratados por meio da plataforma
Google Adwords, foram exibidos entre 06 de junho e 13 de julho de 2019.
Somente sites, aplicativos de telefone
celular e canais de YouTube que veiculam notícias falsas, ofertas de
investimentos ilegais e aplicativos com conteúdo pornográfico, receberam mais
de dois milhões de anúncios.
No período, 65.533 canais de internet
receberam anúncios do Governo Federal. Esses canais são divididos em três
categorias: sites (4.018 canais); aplicativos para celular (13.704 canais) e
canais do YouTube (47.811 canais). No total, foram realizadas, nesses canais e
nesse período, mais de 47 milhões de anúncios do governo Bolsonaro.
O site que mais recebeu publicidade foi o
portal Resultados Jogo do Bicho (319.082 impressões). Sites de notícias falsas
também atraíram um grande número de impressões de anúncios do Governo Federal.
Um dos campeões de veiculação, com 66.431 impressões, foi o “Sempre Questione”.
O portal traz textos sobre múmias
alienígenas escondidas em pirâmides do Egito, colisores de átomos que abrem
portais para o inferno e baleias encontradas em fazendas a centenas de
quilômetros do litoral.
"A utilização do
programa Google Adsense pela Secretaria Especial de Comunicação Social da
Presidência da República gerou várias incorreções na condução da política de
publicidade oficial da Presidência da República", aponta o relatório.
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