Futsal: Definidos os semifinalistas da Copa Alex

Ipanguaçu com reforço de Chimba e Bolo vai brigar pelo título.

    
A rodada desta sexta-feira (30) fechou as quartas da Copa Regional de Futsal e já são conhecidos os classificados para a semifinal da competição.

A vitória do Real Futsal (Carnaubais) por 6 a 2 no Mônaco (Porto do Mangue), classificou a equipe para a próxima fase.

Já no outro duelo Ipanguaçu derrotou o Real Madrid (São Rafael) pelo placar de 5 a 2.

Semifinais

O Real Futsal enfrentará Itajá. O outro confronto será entre Os Morcegões e Ipanguaçu.

As partidas serão realizadas na próxima semana, a partir das 20h00, no ginásio Francisco Weldenny de Brito.

Bancada governista registra chapa e disputará eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal



Carnaubais - A bancada de situação do legislativo municipal, registrou a chapa que estará concorrendo na eleição que definirá a nova mesa diretora para o biênio 2019/2020.

Para presidente, a vereadora Charleane Leocádio, do PSDB, e na condição de vice a vereadora Neném de Nilson (PR), atual presidente. No caso, os cargos foram invertidos.

Ocupa a vaga de 1º secretário na chapa a vereadora Iolanda (SD) e de volta à mesa diretora, agora como 2º secretário, o vereador Expedito Fernandes (PDT).

Disputa

Embora tenha perdido recentemente apoio de dois vereadores – Danilo (PSB) e Josenildo (PT), que passaram a fazer parte do bloco da oposição, o grupo lança mão do direito que lhe assiste.

A chapa oposicionista tem Norma Melo (PP) como candidata a presidência. Ela já presidiu a câmara no biênio 2007.2008.   

A eleição está prevista para o dia 14 de dezembro, segundo o Regimento Interno do parlamento carnaubaense.   

Sem qualquer previsão: Governo do RN chega à ‘data limite do 13º’ sem prazo para pagar



Nesta sexta-feira, 30 de novembro, se encerra o prazo para o pagamento de metade do valor do 13º salário dos trabalhadores no país.

No entanto, no RN, servidores do Estado ainda não tiveram sequer o direito à ‘Gratificação de Natal’ referente ao ano passado. O Governo deve ao funcionalismo público cinco folhas salarias.

Os únicos com salário em dia são os servidores de pastas ligadas à Segurança Pública e os funcionários da Educação, Saúde e administração indireta. Os trabalhadores da segurança e aqueles que recebem até R$ 5 mil são os únicos que receberam o 13º de 2017. O mês de outubro também não foi pago na totalidade.

O Estado também não executou os pagamentos de novembro, dezembro e do 13º referente a este ano, de 2018, do qual apenas 40% foi pago em junho.

Tendo um mês para cumprir o mandato, o governador Robinson Faria (PSD) tem uma dívida de R$ 1,4 bilhão para pagar aos servidores estaduais. Entretanto, não há data para quitar o débito.

Futebol concentra 90% dos casos de discriminação no esporte



Em estádios e quadras de todo o país, ao menos 69 profissionais da cadeia esportiva foram alvo de discriminação racial, LGBTIfobia, machismo e xenofobia em 2017. Também no ano passado, oito atletas brasileiros passaram por algum tipo de hostilidade ao participar de competições no exterior.

Relatório mostra que maioria dos casos de discriminação ocorre no futebol – Reprodução

Estes dados constam do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Elaborado com base em reportagens da imprensa nacional e internacional – às vezes enviadas pelas redes sociais por colaboradores voluntários –-, o documento, que está na quarta edição, foi lançado oficialmente ontem (29), em Porto Alegre.

Observatório

Passeata do 15
Em Guamaré, nesta sexta-feira (30) tem mobilização do 15 às 18 horas, saindo do conjunto Vila Maria uma passeata pelas as ruas da cidade, ao som do paredão do Hulk, encerrando com um comício de Adriano e Iracema no centro.

O líder Hélio Miranda convoca mais uma vez a nação bacurau.

Tê presidente

Na cidade dos poetas, o vereador Francisco de Assis Souto, o popular Tê foi eleito com votos de dois terços dos parlamentares o novo presidente do legislativo assuense. Ele assumirá a partir de janeiro a cadeira ocupada hoje por Wallace..

Caso de polícia

Em Carnaubais, as polêmicas entre as bancadas de situação e oposição geraram um Boletim de Ocorrência a partir de queixa prestada pela atual presidente Neném de Nilson (PR) que se sentiu agredida pela intransigência dos opositores.     

Casa de mãe Joana

Em Macau, a briga pelo poder está deixando a cidade de pernas para o ar. A Câmara Municipal virou uma bagunça. Infelizmente a gestão de Túlio Lemos é um verdadeiro desastre e a população sente na pele as consequências.

Marinha do Brasil apreende embarcação em Areia Branca com produtos contrabandeados



A Marinha do Brasil realizou uma grande apreensão de produtos contrabandeados, a 70 km da costa do município de Areia Branca.

A embarcação foi rebocada para o Cais Tertuliano Fernandes, com seis tripulantes a embarcação vinha do Maranhão para o município de Areia Branca.

Quando se aproximava da costa, foi interceptada pelo navio patrulha da Marinha. A princípio, o comando da embarcação não apresentou documentos.

Ao avaliar mais de perto, os patrulheiros da Marinha constaram que se tratava de contrabandistas e acionaram a Receita Federal e também a Polícia Federal.

A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil e também pela
Polícia Federal.

NOTA À IMPRENSA

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval, informa que o Navio Patrulha “Guaíba”, realizando Patrulha Naval, apresou, em 27 de novembro, a cerca de 70 km da cidade de Areia Branca, uma embarcação pesqueira que estava com a documentação irregular.

A embarcação foi conduzida até proximidades de Areia Branca e entregue à responsabilidade dos agentes da Polícia Federal para a continuidade das ações de competência da PF.

A atividade de Patrulha Naval visa a implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos em Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval. – O portomanguense.

Copa Alex Futsal: Nos pênaltis, Porto do Mangue elimina Alto do Rodrigues e Itajá despacha Macau


Itajá F.C mostrou raça dentro de quadra e conseguiu a classificação nos pênaltis. 
   
Dois jogos eletrizantes abriram a fase do mata-mata da Copa Alex de Futsal Regional sediada em Carnaubais. As partidas foram decidas nos pênaltis.

Os Morcegões (Porto do Mangue), após empatar em 3 a 3 com o AREC (Alto do Rodrigues), venceu nas cobranças dos pênaltis. (2 a 1).

Foi emoção do começo ao fim.

No segundo jogo a valente seleção de Itajá foi pra cima de Macau e conseguiu um empate após está em desvantagem no placar.

No tempo normal ficou no 3 a 3.

Na penalidades máximas Itajá eliminou Macau por 3 a 2.

O público que lotou o ginásio assistiu, sem dúvida, dois grandes jogos.
A Copa Alex de Futsal reúne equipes da região.

Mais jogos

Nesta sexta-feira, tem mais dois jogos, a partir das 20 horas no ginásio poliesportivo Francisco Weldenny de Brito.

Real Futsal (Carnaubais) X Mônaco (Porto do Mangue)

Ipanguaçu FC X Real Madrid (São Rafael).

Macau: “Menino de Ouro”, velho conhecido da polícia, é assassinado no famoso Beco do Siri


A polícia realiza diligências para tentar
localizar os criminosos.
O detento do regime semiaberto, Alyson Kleison,  o “Menino de Ouro” foi assassinado na tarde desta quinta-feira (29) na cidade de Macau.

Relato de populares informam que a vítima sofreu uma tentativa de homicídio nas proximidades da rua São Pedro, mas apesar dos vários tiros disparados, conseguiu fugir.

A viatura da polícia militar esteve no local e encaminhou Alyson para a DP onde foi registrado o ocorrido. Um dos disparos chegou a perfurar a camisa da vítima.

Ao ser liberado da delegacia Alyson foi para um ponto de venda de drogas na cidade conhecido por Beco do Siri onde mais uma vez os seus desafetos o encontraram e dessa vez não erraram os tiros.

Alyson tinha várias passagens pela polícia desde sua menor idade, por assalto a mão armada, tráfico de drogas e roubo, atualmente cumpria pena no regime aberto e usava uma tornozeleira eletrônica.

Macau: Em consenso, oposição define chapa para concorrer a Mesa Diretora da Câmara Municipal


Dyana Lira protocola chapa para disputar a presidência.


Com sete votos garantidos, a vereadora Dyana Lira (PHS) protocolou na manhã dessa quinta-feira, 29 de novembro, a chapa para disputar a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Macau. Dyana encabeça a chapa como candidata a presidente, tendo Marcos Cabral (SDD), como candidato a vice-presidente, Ítalo Mendonça (PRB), de primeiro secretário e Kekel (PPS), na segunda secretaria.

A chapa oposicionista foi protocolada em tempo hábil, de acordo com o que determina o edital de convocação obedecendo o Regimento Interno da Casa.

União: Wilder Santos, Kekel, Carlinhos Valadão, Cláudio Gia, Ítalo Mendonça, Dyana Lira e Marcos Cabral.

Candidatos ao governo do RN são condenados por despejo de santinhos em locais de votação



A Justiça Eleitoral condenou os dois candidatos ao governo do RN que participaram do segundo turno das eleições. Carlos Eduardo (PDT) e a governadoria eleita Fátima Bezerra (PT) foram responsabilizados por despejar santinhos nas proximidades dos locais de votação, no dia 28 de outubro.

Eles deverão pagar multa.

As decisões judiciais dizem respeito a três representações formuladas pelo Ministério Público Eleitoral contra esse tipo de irregularidade, conhecida como "voo da madrugada".

Duas delas se referem a Carlos Eduardo Alves e indicam o despejo de santinhos na frente de escolas municipais em Parnamirim, região metropolitana de Natal, bem como em Santo Antônio.

A terceira representação foi contra agora governadora eleita Fátima Bezerra, por despejo de “santinhos” na rua e na calçada em frente a uma escola em Currais Novos, no Seridó potiguar.

Os dois ainda podem recorrer da decisão.

Carlos Bolsonaro: morte do meu pai interessa ‘aos que estão muito perto’

Carlos Bolsonaro, 35 anos, é um dos três filhos políticos de Bolsonaro – os outros são o senador eleito pelo Rio Flavio Bolsonaro (PSL), 37 anos, e o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro, 34 anos – e o mais próximo do presidente eleito.


   
Um dos filhos do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), afirmou, em postagem feita no Twitter no final da noite desta quarta-feira, 28, que a morte de seu pai interessa “aos que estão muito perto”.

-- “A morte de Jair Bolsonaro não interessa somente aos inimigos declarados, mas também aos que estão muito perto. Principalmente após sua posse! É fácil mapear uma pessoa transparente e voluntariosa. Sempre fiz minha parte exaustivamente. Pensem e entendam todo o enredo diário”, escreveu.

Em menos de cinco horas após a publicação, o post tinha sido compartilhado mais de 1.300 vezes e reunido quase mil comentários e 9.400 curtidas. Entre os comentários, boa parte queria que ele detalhasse a afirmação, o que não foi feito. Muitos também pediam que ele fizesse gestões para reforçar a segurança do seu pai.

ONU Mulheres quer “compreender melhor” como será cooperação com Bolsonaro




A diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, a brasileira Luiza Carvalho, disse nesta segunda-feira à Agência Efe que a organização está tentando “compreender melhor” como será a cooperação com o Brasil a partir de janeiro, quando o presidente eleito Jair Bolsonaro assume o cargo.

-- “Estamos tentando compreender melhor como será nossa cooperação com o governo de Bolsonaro. Como poderíamos apoiar o governo, e também as organizações da sociedade civil e os governos locais para que possamos seguir avançando”, disse a brasileira durante a apresentação de um estudo no Uruguai.

Em um vídeo que foi usado pela campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), Bolsonaro aparece insultando mulheres, entre elas uma jornalista, chamada por ele de “idiota”. Outra gravação exibida é a discussão do capitão da reserva com a deputada Maria do Rosário, chama pelo agora presidente eleito de “vagabunda”.

Bolsonaro afirma que Maria do Rosário não “merecia ser estuprada” por ser “muito feia”. O caso foi levado à Justiça e está no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente eleito já é réu no processo, no qual é acusado de apologia ao crime de estupro e injúria.

As declarações machistas do então candidato do PSL à presidência geraram o movimento “Ele Não”, liderado por mulheres que saíram às ruas para protestar contra Bolsonaro.

Apesar das polêmicas, Luiza afirmou que a ONU Mulheres espera que Bolsonaro “tenha todas as oportunidades de provar o contrário que já disse”.

Em nota, Secretaria de Justiça nega tortura no presídio de Alcaçuz denunciado em relatório



A Secretaria de Justiça e Cidadania do RN (Sejuc) enviou nota em que nega as práticas de tortura na Penitenciária de Alcaçuz, denunciadas em relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT).

O G1 teve acesso ao documento e publicou nesta quarta-feira (28) matéria que mostra que o relatório compara Alcaçuz, a maior penitenciária do Rio Grande Norte, a Abu Ghraib, o presídio iraquiano que foi centro de tortura durante o regime de Saddam Hussein e escândalo mundial após a divulgação de imagens de presos sendo humilhados e torturados por soldados americanos em 2004.

O texto traz relatos de casos de humilhação coletiva, desnudamentos, maus-tratos e constrangimentos de mulheres grávidas e crianças parentes de presos. Também há denúncias de de agressões extremas, como espancamentos, dedos fraturados e até desmaios causados por enforcamento com cassetete.

Sobre o documento, a Sejuc alega que “é permeado de incorreções e prévios juízos de valor ao apontar suposta prática de tortura na Penitenciária Estadual de Alcaçuze na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga”.

“A Sejuc não compactua ou aceita qualquer prática fora da Lei de Execuções Penais (LEP), e que desrespeite os direitos e a dignidade dos internos de qualquer uma de suas unidades, apurando todas as denúncias com rigor e seriedade”, diz a nota.

George Soares se reúne com Ministério Público do Trabalho sobre produção da Carnaúba



O deputado estadual George Soares (PR) participou nesta quarta (28), de audiência em Mossoró, com o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Gleydson Gadelha, e o superintendente do ministério do Trabalho, Eder Praxedes, para tratar junto de produtores e trabalhadores da extração da folha da Carnaúba.

Essa atividade econômica tradicional da região gera emprego e renda há muito tempo para a população do Vale do Açu e teve sua produção suspensa há duas semanas, devido a uma fiscalização conjunta do MP do Trabalho, polícia federal e MinT por causa das condições de trabalho.

Devido a essa interdição, uma comitiva com representantes do setor e autoridades da região procuraram o Ministério Público para encontrar os meios para regulamentar a atividade e voltarem a produzir o pó da carnaúba, produto base para a fabricação da cera que serve para as indústrias de cosméticos, automobilística,  espacial e tecnológica.

-- "Intermediamos o entendimento entre Ministério Público do Trabalho e produtores para que a colheita da carnaúba desse ano, que já foi retirada, não seja perdida. Porém os produtores terão que cumprir algumas exigências do MP, como assinar as carteiras dos trabalhadores, providenciar melhores instalações de maquinário, de higiene e alimentação para os mesmos, com a formulação de um Termo de Ajustamento de Conduta para a adequação na próxima colheita de carnaúba" afirmou o deputado George.

Conchavo de Poderes


Num conchavo que nem tiveram o trabalho de disfarçar, o presidente da República, Michel Temer (MDB), e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, definiram o aumento salarial para os ministros da corte.

O reajuste de 16,38% vai elevar os vencimentos dos magistrados e o teto salarial do serviço público a R$ 39,3 mil mensais.

Isso vai custar uma bolada de pelo menos R$ 4 bilhões para a União e os estados.

A medida, aprovada por um Senado em clima de fim de feira, estava à espera da sanção presidencial, que saiu na segunda (26).

EM ALTA: Produção de petróleo e gás natural cresce 8%, anuncia a Petrobras


A produção da Petrobras e parceiros atingiu, em outubro, 3,34 milhões de barris de óleo equivalente por dia (petróleo e gás natural), o que significa um crescimento de 8% em relação a setembro.

Deste total, 3,18 milhões de barris foram extraídos em campos nacionais.


As informações foram divulgadas pela Petrobras, que atribuiu o aumento da produção à entrada em operação da FPSO P-69 (unidade flutuante de produção, estocagem e transferência de petróleo e gás natural), no módulo Extremo Sul do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Macau é marcada para dia 30 de novembro



A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Macau para o biênio 2019/2020 está marcada para a próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, a partir das 16h, no Plenário da Câmara de Vereadores. De acordo com o edital, o registro de chapas ou nome deverão ser protocolados até às 14h do dia 29 de novembro, sob pena de indeferimento. - Arafran. 

15 anos: Parabéns às minhas gêmeas debutantes!



Este dia 28 de novembro é de felicidade em dobro. Minhas gêmeas completam 15 anos e nosso desejo é que estejam sempre com muita saúde e que tenham muitos motivos para sorrir. Que Deus abençoe essa data especial. Parabéns, filhas!

Mortes por Aids crescem 208% no RN em 10 anos



O coeficiente de mortalidade por Aids aumentou 208% no Rio Grande do Norte em dez anos. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira (27).

De acordo com o levantamento, o coeficiente de mortalidade passou de 1,2 em 2007 para 3,7 óbitos por 100 mil habitantes em 2017.

Em números absolutos o aumento foi de 251%, passando de 41 mortes por Aids em 2007 para 144 óbitos em 2017.

Para o coordenador do Programa Estadual DST/Aids, Sérgio Cabral, o aumento de óbitos se deve ao crescimento do número de pacientes que abandonam o tratamento.

-- "Estamos fazendo um trabalho de acolhimento desse paciente, para conscientizar sobre a importância do tratamento e diminuir os casos de abandono", disse.

Em relação aos casos de Aids, desde o ano de 2007, também observa-se aumento da taxa de detecção de aids no estado. Eram 11,3 casos por cada 100 mil habitantes em 2007, e, em 2017, são 18,9 para cada 100 mil habitantes, o que representa um aumento de 67,2%.

Tratamento

Segundo o Boletim Epidemiológico, da estimativa de pessoas infectadas pelo vírus no país, 84% estão diagnosticadas e, portanto, têm conhecimento do estado sorológico.

DECISÃO RADICAL: PSOL PROÍBE FILIADOS ASSUMIREM CARGOS NO GOVERNO DO PT



O diretório estadual do PSOL no RN divulgou nota nesta terça-feira (27) relembrando que em resoluções publicadas nos dias 3 e 5 de novembro, o partido se posicionou sobre a participação na equipe de transição de governo e na gestão Fátima Bezerra, a partir de 2019, estabelecendo que terá uma postura independente ao governo, não ocupando cargos no executivo estadual, nem na atual equipe de transição.

A legenda reforça que nenhum filiado, individualmente, está autorizado a aceitar nenhum tipo de indicação no governo, nem na equipe de transição, tendo que solicitar desfiliação partidária, caso venha assumir posição no governo. Em caso de descumprimento, a situação será remetida para avaliação das instâncias partidárias. 

A decisão vai de encontro à nomeação do professor Carlos Alberto para compor a equipe de transição do novo governo. Ele foi o candidato do PSOL nas eleições deste ano e ficou em 5º lugar no primeiro turno com 31.306 votos (1,93%).

E o salário, ó! Diário Oficial publica aumento para ministros do Supremo Tribunal Federal


Efeito cascata - A decisão provoca efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.













O Diário Oficial da União publica hoje (27) a decisão do presidente Michel Temer de sancionar o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e da procuradora-geral da República.

Os decretos alteram o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33.780,00 para R$ 39.293,32.

O aumento foi garantido após a Suprema Corte cumprir acordo com Temer condicionando a concessão do aumento do salário ao fim do auxílio-moradia a juízes de todo o país.

De acordo com o texto publicado hoje, o reajuste já passa a valer.

Em tempo

Para o trabalhador o aumento é uma verdadeira merreca!!!

George Soares comemora aprovação de projeto que beneficia tradição carnavalesca em Macau

  
Maior festa popular e evento que atrai milhares de pessoas, movimentando economicamente a região Salineira e do Vale do Açu, o carnaval de Macau passa a ser patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN, graças a projeto de lei de iniciativa do deputado estadual George Soares (PR), aprovado nesta terça (27), no plenário da Assembleia do RN.


O Projeto segue agora para sanção governamental.

O deputado George comemorou bastante essa aprovação e destacou a importância do carnaval de Macau para a economia do estado. De acordo com o parlamentar, a festa maior de Macau contribui para o desenvolvimento do turismo no RN e gera emprego e renda, além de muitos momentos de alegria.

-- "Fizemos essa mesma iniciativa pelo São João de Assu e hoje os festejos juninos assuenses tem recursos assegurados pelo governo federal para sua realização, graças ao mesmo projeto que aprovamos agora também para o tradicional carnaval de Macau, um dos melhores carnavais do RN," disse George.

Assessoria.

Royalties azeitam contas das prefeituras

   
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) depositou o décimo primeiro crédito do ano de 2018, relativo aos Royalties para os municípios produtores de petróleo.

Houve uma variação positiva nos valores dos municípios em relação ao mês de outubro de 2018.

O município de Mossoró ficou em primeiro lugar, seguida por Macau e Guamaré em terceiro.

Carnaubais fecha o G6.


Campanha



Está acontecendo em Carnaubais, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A secretária de agricultura Damiana Dantas, disse que nesta 2ª fase o objetivo é alcançar criação de até dois anos de idade.

ASSECOM - Assessoria de comunicação.

Moro critica projeto que altera Lei de Execução Penal; para ele, medidas são "problemáticas"



O ex-juiz federal Sergio Moro, que será o ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro, criticou ontem (26), em conversa com a imprensa, a possibilidade de votação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 9.054/2017, que promove alterações na Lei de Execução Penal (LEP). A matéria foi aprovada pelo Senado no ano passado e tem como origem um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas coordenada pelo ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sidnei Beneti.

Para Moro, algumas medidas previstas no projeto são “problemáticas”. Ele defendeu, em conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que a matéria seja analisada apenas na próxima legislatura, a partir do ano que vem, para que o governo eleito também possa se posicionar.

-- “Tem a previsão [no projeto] que um preso que cometa falta grave, que seja um crime doloso dentro do presídio, a punição dele ficaria dependendo de sentença, o que pode levar anos. Um medida que me parece não muito razoável. Além disso, também há a previsão de que a superlotação dos presídios, que é um fato lamentável, geraria o direito do preso de antecipar a progressão de regime. O problema é que isso pode colocar em liberdade criminosos da mais variadas espécies antes deles terem cumprido um tempo minimamente razoável das penas. Eu não penso que resolve-se o problema da criminalidade simplesmente soltando os criminosos, aí a sociedade acaba ficando refém dessa atividade criminal e me parece que a mensagem dada pela população brasileiras nas eleições não foi exatamente essa”, disse o futuro ministro.

Inverno 2019: enquanto uns acreditam em chuvas dentro ou acima da média normal, outros temem



A possibilidade de chuvas dentro da média normal ou um pouco acima para boa parte do semiárido nordestino é vista com otimismo pelo meteorologista Luiz Carlos Molion, aposentado pela Universidade Federal de Alagoas (UFA), ao afirmar que, de acordo com o método de previsão por similaridade, 2019 será um ano de inverno favorável na Paraíba e Rio Grande do Norte, embora o sertão do estado paraibano ainda possa sofrer com uma redução nas precipitações, de 15% a 20% abaixo da média histórica.

-- “Tenho notado que as frentes frias estão chegando até a região equatorial e, nessas circunstâncias, há tendências de se ter na Paraíba e no Rio Grande do Norte chuvas na média ou até acima do normal. Eu diria que 2019 não deve ser um ano muito crítico, nada parecido com o que já passamos em 2015, 2016 e 2017, que foi o período mais seco dos últimos 20 anos”, afirma Molion.

O meteorologista prevê ainda que 2020 seja o ano de “salvação da lavoura”, pois embora 2018 e 2019 sejam anos chuvosos, a seca que perdurou por mais de seis anos deixou resquícios na maior parte dos reservatórios do estado e isso só deve voltar a se regularizar com o período chuvoso de 2020.

Por outro lado, alguns meteorologistas se mostram mais cautelosos e acreditam que, de modo geral, os estados do Nordeste poderão ter chuvas abaixo da média histórica em 2019, isso porque a possibilidade da ocorrência de um El Niño no fim de 2018 e início de 2019 chega a 70%, segundo o Centro de Previsão Climática do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), dos Estados Unidos.

O El Niño

Um fenômeno causado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Essas alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.

- JORNAL DE FATO

O contraste entre os dois mundos de Michelle


Enquanto a realidade do poder aguarda a futura primeira-dama, seus familiares mantêm uma vida humilde num casebre a 500 metros de uma boca de fumo situada na precária Ceilândia, cidade a 26 quilômetros do centro da capital federal onde ela nasceu.

   
Na semana passada, a futura primeira-dama do Brasil, Michelle, mulher do presidente eleito Jair Bolsonaro, conheceu o suntuoso palácio em que poderá se instalar a partir do dia 1º de janeiro.

Durante pouco mais de uma hora, foi conduzida pela atual primeira-dama, Marcela Temer, pelas salas e corredores dos sete mil metros quadrados do Palácio da Alvorada, construção de três andares em mármore e concreto concebida por Oscar Niemeyer no final da década de 1950.

A 26 quilômetros dali, seu pai, Vicente de Paulo, seguia sua rotina de motorista de ônibus aposentado, ao lado da atual mulher e madrasta de Michele, Maísa Torres, na casa em que moram numa quadra da Ceilândia Norte, periferia do Distrito Federal.

Ali, Vicente e Maísa tocam seu pequeno negócio, uma serigrafia que imprime camisetas para a Igreja Adventista da qual fazem parte, e que Michele também frequentava quando vivia em Brasília.

A situação de vulnerabilidade é incontestável, principalmente em se tratando da família da mulher do futuro presidente do Brasil. Há uma boca de fumo instalada a 500 metros da porta, no final da rua.

O casal admite preocupação. -- “Falta polícia para tirar esses criminosos daqui. A gente já pediu, mas não foi atendido”, revela a madrasta de Michelle Bolsonaro, a quem ela chama de “segunda mãe”.

TRE marca data para diplomação dos eleitos



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Desembargador Glauber Rêgo, confirmou a data da diplomação dos eleitos no pleito de 2018 no Rio Grande do Norte. Será dia 19 de dezembro, a partir das 16h, no Teatro Riachuelo, localizado no 3º piso do Shopping Midway Mall, em Natal.

A sessão de diplomação marca a última fase do processo eleitoral. Serão diplomados quarenta candidatos eleitos nas eleições de 2018 para os cargos de governador, vice-governador, senadores, suplentes, deputados federais e estaduais.

Alto do Rodrigues: Prefeito Abelardo investe em equipamentos e moderniza escolas do município

Assessoria

A prefeitura do Alto do Rodrigues, buscando oferecer uma educação de qualidade e mais conforto aos alunos, adquiriu para todas as escolas da rede municipal, materiais permanentes como freezer, refrigerador, liquidificador industrial, bebedouro de coluna, projetores, ar-condicionado, micro-ondas, e utensílios de cozinha e refeitório, como talheres, copo, pratos, jarras, tábuas para corte e panelas.

O objetivo é reequipar e modernizar os itens já existentes nas escolas para melhor atender as necessidades e as condições de trabalho de todos.

A prefeitura investiu nas melhorias necessárias e mostra que educação é prioridade da gestão.

Apesar das dificuldades, a prefeitura mantém o compromisso de investir em ações que valorizam e beneficiam a todos que fazem a educação do município governado por Abelardo Filho (DEM).

Guamaré: Adriano e Iracema, ao lado de Hélio, recebem adesões e a campanha embala de vez

“Nós vamos fazer uma gestão humanizada, ouvindo as necessidades do povo. É assim que vamos governar”, afirmou Adriano.






   
No ritmo intenso da campanha o candidato a prefeito pelo MDB, Adriano faz o corpo-a-corpo com a população e recebe cada vez mais adesões.

Segundo o blogueiro Josivan Dantas, as aderências não param e a coligação Guamaré para Todos está cada vez mais fortalecida.

-- “Todos os dias mais pessoas se somam a nação bacurau. Hoje foi a vez de Simão, como é mais conhecido na comunidade do Morro do Judas, ele junto com sua família anunciou sua adesão ao candidato Adriano que forma chapa com Iracema”. Descreveu o escriba.

Mais adesões… 

A família de João do mocó que reside na comunidade do Quilombo, também se aliou ao projeto.  --“Guamaré sente falta do prefeito Hélio, e do Dr. Adriano na saúde, uma das melhores do Brasil”, disse Mocó.

Pendências: Flaudivan Martins impôs a quinta derrota a Gustavo Queiroz



Flaudivan Martins (MDB), que assumiu a chefia do executivo municipal interinamente, foi eleito prefeito de Pendencias com 4.383 votos na eleição suplementar realizada neste domingo (25)

Com liderança consolidada, Flaudivan continuará governando a cidade até 31 de dezembro de 2020.

O TRE-RN ainda não divulgou a data da posse do novo prefeito e da vice-prefeita Preta.

Em segundo lugar ficou Gustavo Queiroz (PSD), com 4.123 votos, seguido de Dona Zilda (PRB), com 236 votos.

O fato marcante dessa disputa foi a quinta derrota sofrida por Gustavo, que persistentemente luta pela prefeitura de Pendências.

Flaudivan foi eleito com 260 votos de maioria


Números finais das eleições suplementares de Pendências..

Flaudivan Martins - 4.383 
Gustavo Queiroz - 4.123
Dona Zilda - 236

Apurados - 8.947
Válidos - 8.742
Brancos - 40
Nulos - 127