Essenciais
para medir a aprendizagem, provas são parte do cotidiano escolar, mas fraudes e
colas estão presentes na sala de aula juntamente com as avaliações: pesquisa
realizada nos EUA mostra que 51% dos estudantes de ensino médio colam nas
provas.
A
prática é mais recorrente entre os alunos de escolas de elite, que teoricamente
estariam mais bem preparados. Porém, segundo o estudo, a preparação dos
alunos não é o problema.
“A
cola, infelizmente, é um aspecto cultural, uma transgressão como outras que o
adolescente tende a cometer”, diz Julio Inafuco, mestre em Educação Científica
e diretor do Colégio Positivo. “É uma questão de formação, que as escolas devem
trabalhar fortemente”, segue.
Aspecto
cultural
De
acordo com especialistas, a raiz cultural do ato de colar em provas é social.
Trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do
Maranhão indica se tratar de uma prática ligada tanto a problemas de
aprendizagem quanto a aspectos culturais da escola e também da sociedade.
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“O ato de ‘colar’ pode ser encarado como um ‘aspecto cultural’ da escola, pois
essa prática já se tornou comum e rotineira entre os alunos”, dizem os
pesquisadores. “Países que apresentaram altos índices de alunos ‘colantes’ são,
em sua maioria, os mesmos que apresentam problemas de corrupção”, completa.
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