Economia solidária: Moeda social CARNAÚBA completa 2 anos circulando no comércio local


A circulação da moeda social Carnaúba foi debatida em audiência pública por vereadores, comerciante e a sociedade organizada de Carnaubais.

O vereador Thiago Cavalcante (PCdoB), - que coordenou os trabalhos – ficou satisfeito com a participação e o resultado da audiência. Para ele a Carnaúba está consolidada.

O articulador Ademar Meneses apresentou o projeto desde quando começou há dois anos, ressaltando que a experiência tem sido exitosa com um bom volume de moedas em circulação, chegando a cifra de C$ 137 mil no período.

A moeda social (alternativa para evitar a evasão de recursos das comunidades e estimular a circulação de produtos e serviços localmente) é controlada pelo Banco Comunitário da Coopafac, gerenciado pelo ex-prefeito Luizinho, entusiasta da Carnaúba.

O comerciante Kennedy Macedo, que aderiu a idéia hoje, destacou que acredita ser possível estabelecer uma ponte entre a moeda social e o orçamento participativo na gestão municipal.

A carnaúba foi instituída em 9 de agosto de 2013 e conta com adoção de dezenas de comerciantes. Parabéns ao vereador Thiago por estimular o debate e contribuir com o desenvolvimento da economia solidária.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!