Previdência: 91 anos de justiça social no Brasil

A Previdência Social, maior programa de redistribuição de renda do país, completou no dia 24 de janeiro de 2014 91 anos.

Construída pelos ideais daqueles que nutrem a esperança sublime de viverem numa sociedade livre, justa e solidária, a longevidade da Previdência Social tem sua explicação nos valores sobre os quais está sedimentada: a solidariedade entre as pessoas e as gerações e a justiça social.

Esses valores foram fundamentais para que a Previdência Social suportasse os ventos da privatização e o assédio dos piratas sociais, que fizeram ruir políticas públicas pelo mundo afora.

Ao longo desses anos, a Previdência Social transformou-se num patrimônio da sociedade, pois paga religiosamente a mais de 31 milhões de beneficiários, o que equivale à população do Chile e do Uruguai.

Segundo o IBGE, para cada beneficiário, em média, há 2,5 pessoas beneficiadas indiretamente. Assim, em 2013, os benefícios pagos pela Previdência Social atingiram, direta e indiretamente, 108,5 milhões de pessoas, ou seja, mais de 50% da população brasileira.


A Previdência Social tem sido o motor da economia de milhares de municípios brasileiros, se constituindo em verdadeira âncora social do Brasil. 

Desembolso
O pagamento da folha de janeiro dos segurados do INSS tem início na segunda-feira (27). Os depósitos começam a ser liberados nessa data para quem recebe até um salário mínimo e possui cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 3 de fevereiro.

Os depósitos da folha de janeiro já vêm com os valores reajustados de acordo com o mínimo vigente (R$ 724) e com a inflação  para quem recebe acima do salário mínimo.

A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 31 milhões de benefícios e injeta na economia do país mais de R$ 27 bilhões todos os meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!