23 de jan. de 2026

Sesap alerta sobre risco de intoxicação com consumo de peixes no RN

Com o aumento do consumo de peixes no período do verão e com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota técnica alertando profissionais de saúde, pescadores, comerciantes e a população em geral sobre os riscos da intoxicação por ciguatera no litoral do RN.

A orientação é voltada, principalmente, para áreas de praias e regiões com recifes e corais. De 2022 a 2025, a Saúde registrou 77 casos de intoxicação.

A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de peixes contaminados por ciguatoxinas, substâncias produzidas por microalgas presentes em ambientes recifais. Essas toxinas passam dos peixes menores para os de médio e grande porte, especialmente os carnívoros, e podem provocar sintomas que vão de distúrbios gastrointestinais a complicações neurológicas no ser humano.

Os sintomas podem surgir entre 30 minutos e 24 horas após o consumo e incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, cãibras, coceira intensa, fraqueza muscular, visão turva e gosto metálico na boca. Em alguns casos, os efeitos podem persistir por semanas ou meses.

Entre as recomendações da Sesap estão a procura imediata por atendimento de saúde ao surgirem sintomas compatíveis, informando o consumo de pescado nas últimas 48 horas; a identificação da espécie ingerida; e a preservação de sobras do peixe, devidamente acondicionadas e congeladas, para possível análise pela Vigilância Sanitária. 

A orientação também é evitar o consumo de peixes associados a relatos de intoxicação, sobretudo quando a procedência for desconhecida.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do RN (Ciatox-RN) pode ser acionado para orientações e esclarecimentos. O serviço funciona 24 horas pelos telefones 0800 281 7005 e WhatsApp (84) 98883-9155.

TN


22 de jan. de 2026

Estão morrendo de saudade da prefeitura

Não é tarefa fácil para um segmento politico passar mais de 12 anos fora do poder, gastando seu tempo com criticas infrutíferas e revanchismo. 

No mesmo patamar de desespero estão os que eram vidraça até ontem e estão agora com estilingue atirando pedras no teto dos outros. 

A esdrúxula união será selada mais na frente, por enquanto estão na tocaia. Alguns aliados batem na mesa que não engolem esse sapo de jeito nenhum. Mas, os chefões querem o acordão e ponto final. 

Eles lá que se resolvam. O eleitor já conhece bem esse tipo de oportunistas que fazem de tudo para tomar o poder.

Estão morrendo de saudade, mas só digo uma coisa... subam e desçam, da prefeitura se esqueçam!

21 de jan. de 2026

Prefeitura instala bomba nova para aumentar a captação de água

O investimento feito pela Prefeitura de Carnaubais, na aquisição de mais uma bomba de captação, é fundamental para melhorar o abastecimento de água na Zona Norte do município, do Jenipapeiro a Bela Vista .

Segundo o secretário Neto Leocádio, dos Recursos Hídricos, o bombeamento vai melhorar significativamente, permitindo maior oferta de água nas comunidades.

A bomba antiga já com mais de 30 anos de uso, sempre passava por manutenção. Contudo, não aguentava a pressão da fluidez e quem sofria com o desabastecimento era a população quando os equipamentos apresentavam defeito.

Essa entalada hoje já está funcionando desde o meio dia, substituindo uma que havia sido colocada pelo ex-prefeito Nelson Gregório, ainda na década de 90. Neto Leocádio lembra que a gestão atual já adquiriu três bombas novas.

Após desistência de Rogério, oposição confirma Álvaro Dias ao Governo

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) foi confirmado, na manhã desta quarta-feira (21), como o nome da oposição para disputar o Governo do RN nas eleições de 2026.

Ele substitui Rogério Marinho, que desistiu da candidatura para coordenar a campanha presidencial de Flávio Bolsonaro.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na sede do Partido Liberal (PL), em Natal, com a presença de lideranças do grupo.

 Álvaro Dias afirmou que aceita o desafio de liderar o projeto da oposição no Estado e destacou a importância da unidade política para a construção da candidatura.

Com a confirmação de Álvaro Dias, o grupo de oposição inicia a organização da pré-campanha, que deve envolver a formação da chapa majoritária, com a candidatura de Styvenson ao Senado e a definição do programa de governo e a ampliação das alianças políticas visando as eleições de 2026.

TN


VAI COMEÇAR A BATALHA DOS BLOCOS

Tá chegando o Campeonato de Blocos 2026.

É futebol raiz, arquibancada cheia e resenha garantida do começo ao fim!

🗓 31/01 a 13/02/2026

⏰ 19h30

📍 Ginásio Poliesportivo

20 MIL REAIS EM PRÊMIOS, A MAIOR DA HISTÓRIA!





20 de jan. de 2026

Rogério Marinho convoca coletiva na sede do PL-RN nesta quarta (21)

O senador Rogério Marinho comunicou, via nota enviada à imprensa, uma coletiva na sede Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Norte, a partir das 10h desta quarta-feira (21).

A expectativa é que o político anuncie os próximos passos do partido para as eleições estaduais deste ano, principalmente na disputa para o Governo do Estado.

TN


Prefeito investe para melhorar o abastecimento de água nas comunidades

O prefeito Dr. Gleudinho vem planejando inúmeras ações na área de infraestrutura e logística para beneficiar o povo carnaubaense, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Para levar água as comunidades, que há anos sofre com ausência do precioso líquido, a gestão municipal vem construindo adutoras e adquirindo novas bombas.

- “Sabemos que a água é essencial nas vidas das pessoas, principalmente daqueles moradores que muito tempo sonha com água encanada chegando nas suas casas, por isso nossa gestão segue trabalhando firme para levar desenvolvimento e dignidade as famílias”, disse o prefeito.

A secretaria de Recursos Hídricos é comandada por Neto Leocádio, que vem realizando um ótimo trabalho.


Quando o trabalho incomoda e aumenta o desespero da oposição

Sem ter credibilidade nem o que criticar de forma concreta, a oposição em Carnaubais caiu no desespero com o fato de o prefeito Dr. Gleudinho estar trabalhando.

Resta a esses grupos recorrerem à velha tática do sensacionalismo e promover factóides com baixo nível nas redes sociais.

Tentar jogar a população contra os homens de bem não vai colar. Todos que acompanham a política de Carnaubais sabem, o real motivo é por perderam a botija que tiveram nas mãos.

A oposição radical tem um mestre que a há anos luta sem sucesso voltar a prefeitura e o bloco do oba-oba começou uma choradeira da molesta desde que perdeu a mamadeira açucarada.

As previsões são claras daqui pra frente.

O trabalho do prefeito vem ganhando cada vez mais destaque, com atuação forte na infraestrutura, saúde e abastecimento, enquanto os que passaram pela prefeitura vão ficando no ostracismo e apelando para ataques vazios.

A tentativa desesperada de criar tempestade em copo d’água revela muito mais sobre a fragilidade da oposição do que sobre qualquer suposta falha do prefeito.

Não há denúncias, não há escândalos, não há obras paradas ou serviços públicos desmontados que possam servir de base para uma crítica séria.

O que se vê é o incômodo gerado por uma gestão que atua, dialoga e entrega resultados, deixando sem discurso aqueles que apostavam no desmantelo administrativo.

No fim das contas, o barulho criado por esses grupos acaba funcionando como prova de que Dr. Gleudinho e sua equipe seguem no caminho certo!

Resumo da folha salarial que a gestão passada deixou de pagar

Com o pagamento dentro dos 12 meses trabalhados, o atrasado de dezembro de 2024 e mais os 13º salários, a gestão do prefeito Dr. Gleudinho já quitou 15 folhas desde que assumiu há um ano atrás.

O salário de dezembro e a gratificação natalina eram obrigações da gestão anterior que infelizmente não honrou o compromisso e deixou uma enorme dívida de quase R$ 2 milhões com os servidores efetivos.

A gestão atual agradece a paciência e compreensão de todos que ficaram sem receber, e pede desculpas pelos transtornos causados por negligência de quem violou os direitos básicos dos trabalhadores.

O salário não é apenas uma remuneração; é, sobretudo, a garantia de dignidade, sustento e segurança para as famílias que dependem dessa renda para sobreviver.

Com esta postagem fica esclarecido os valores pagos e que este tipo de irresponsabilidade compulsória não volte a ocorrer em Carnaubais.


19 de jan. de 2026

Prefeito quita folha salarial que não foi paga pela gestão anterior

O prefeito de Carnaubais, Dr. Gleudinho efetuou nesta segunda-feira [19] a quitação da última parcela da folha salarial de dezembro de 2024, deixada em atraso pela gestão anterior.

O pagamento da folha cujo valor bruto girava em torno de 1 milhão e 600 mil reais, foi dividido em parcelas, conforme acordado com o sindicato dos servidores municipais. Faltava liquidar somente o salário dos professores, algo em torno de R$ 600 mil. 

A dívida começou ser paga nos primeiros meses de 2025, os remanescentes receberam o terço de férias e a segunda parcela do 13º salário que não haviam sido pagos em 2024.

COMPROMISSO

Desde o início do mandato, Dr. Gleudinho tem priorizado a valorização dos funcionários públicos, assegurando pontualidade e antecipação na folha de pagamento.

“É assim que vamos conduzir Carnaubais, com gestão responsável e respeito ao dinheiro público. Hoje conseguimos resolver 100% uma pendência da gestão anterior que agiu com maldade com os servidores”, afirmou Gilmário Oliveira, secretário de Finanças.

"Agora, com a folha de dezembro de 2024 regularizada, a partir de amanhã, dia 20 será antecipado a pagamento dos salários do efetivos referente ao mês atual", concluiu. 

Família Benevides mantém hegemonia em Carnaubais


O peso político de um grupo com raízes históricas  não pode ser subestimado. Não é por acaso que a família Benevides, como assim podemos chamar, comanda a política em Carnaubais.

Dr. Gleudinho, filho caçula de Manoelzinho de Gilda está hoje ocupando a cadeira de prefeito e cumprindo a missão que democraticamente lhe foi permito por Deus. 

Na gestão, tem o irmão ex-prefeito Júnior Benevides, atual secretário do Trabalho e Assistência Social. O 'Bené' exerce forte influência no município, sendo um líder com o cheiro do povo. 

Cuidando da burocracia financeira, Gilmário é um braço direito na gestão, mantendo o equilíbrio orçamentário entre receitas e ordenanças de despesas. Entende bem do ofício contábil. 

A empresária Gilcema como irmã tem papel de conselheira e guardiã, suprindo a ausência da mãe que deixou ricos ensinamentos. 

A cunhada Eudiene, atual presidente da Câmara Municipal, cumpre o terceiro mandato sendo a vereadora mais votada.

DNA político, o cunhado Pedro Minora, herdeiro do ex-vereador Chico de Neco, é colaborador nas batalhas políticas.

Sandra Magaly, com fineza e desenvoltura teve papel importante na articulação no grupo das mulheres na campanha.

Ketty, a primeira-dama, é um porto seguro do prefeito, na chefia de gabinete tem sido presente ao lado de Dr. Gleudinho.

DNA POLÍTICO CORRENDO NAS VEIAS

A família que tem participação decisiva desde a primeira eleição do município, na década de 60, continua firme na hegemonia política.

A nova geração dos Benevides mostram tendência de seguir os passos dos genitores. São filhos exemplares que honram seus pais.

Certamente , com trabalho, respeito e humildade, os Benevides permanecerão por um bom tempo na liderança e no poder.

18 de jan. de 2026

A oposição debochada e o jogo da hipocrisia

Alguns opositores perderam a noção do tempo esquecendo o que diziam e faziam quando tinham a caneta azeitada para manusear os recursos da prefeitura.

Uns sem idoneidade moral e outros vivem incubados queimando neurônios nas redes sociais,  numa choradeira de fazer dó. Tentam de forma grosseira, hipócrita e debochada confundir a opinião pública.

Todos sabem o que dizem não se escreve. Representam a si mesmo, pois se já foram alguma coisa no passado o povo já esqueceu. 

São remédios vencidos, já descartados pela maioria, querendo se passar por "caldo da caridade".

Tragédia! Adolescente de 15 anos morre após se afogar em açude

Uma adolescente de 15 anos morreu após se afogar em um açude na zona rural do município de Itaú, na região do Alto Oeste potiguar.

Ela foi identificada como Maria Júlia Oliveira Fernandes, de 15 anos.

 A estudante que havia concluído o 9º ano do ensino fundamental no ano passado. Ela chegou a ser socorrida e recebeu atendimento médico, com tentativas de reanimação, mas não resistiu e foi a óbito no hospital de Itaú.

A morte de Maria Júlia chocou a comunidade local, que lamenta a perda precoce da jovem.


Mossoró registra o oitavo homicídio de 2026

Na noite deste sábado (17), um homicídio foi registrado no Conjunto Santa Helena, na cidade de Mossoró no Oeste do RN.

Segundo informações preliminares, um homem, identificado como Leomar Xavier de 51 anos, foi atingido por vários disparos de arma de fogo e morreu no local antes de receber atendimento médico.

A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área para preservar a cena do crime. Equipes da Polícia Científica e Polícia Civil também foram chamadas para os procedimentos de praxe, incluindo a remoção do corpo.

Com este caso, Mossoró registra o oitavo homicídio no ano de 2026.

Fim da Linha. 

17 de jan. de 2026

Dr. Gleudinho ganha festa surpresa de aniversário


Tendo completado seus 40 anos no dia 1º de janeiro, o prefeito de Carnaubais, Dr Gleudinho foi surpreendido com uma festa surpresa na noite desta sexta-feira, 16.

Estiveram compartilhando do momento, a primeira dama, secretários, servidores públicos municipais e amigos que lotaram o espaço Quintal de Casa.

Após receber abraços e homenagens, emocionado e feliz, o prefeito disse que não imaginava tamanha surpresa, agradecendo a presença de todos. 

- “Fico feliz em ver aqui nossa equipe de trabalho que ajuda a construir este município”. 


















Alunas que fizeram 920 pontos na redação do Enem 2025 falam sobre o futuro

O Enem continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Mais do que um exame, ele funciona como um marco de virada: abre possibilidades, amplia horizontes e impulsiona trajetórias profissionais em áreas essenciais da sociedade.

O estudante aprovado no Enem que se matricular agora, em 2026, em um curso superior entrará em uma nova fase, e até 2031, a maior parte dos novos universitários estarão se formando, e dando início as carreiras profissionais.

Nossa redação ouviu duas estudantes que conseguiram 920 na redação, uma excelente nota. Ambas concluíram em 2025 o ensino médio na rede pública estadual – escola Alcides Wanderley, em Carnaubais – RN.

...

“Na verdade eu não esperava essa nota. Óbvio, foram anos de aprendizado e desde que eu comecei a estudar no Alcides Wanderley que a professora Romissinaide vem ajudando nós alunos. Eu pretendo cursar algo relacionado a comunicação social, Jornalismo, psicologia ou até mesmo publicidade e propaganda, são os meus focos principais nesse ano. Espero que eu consiga passar para um desses cursos via Sisu”.

Sabrina de Souza Silva, 17 anos.


Para fazer o Enem me dediquei bastante, mesmo diante dos obstáculos, o ensino integral muitas vezes se torna exaustivo. Almejo fazer direito na UERN ou em outra universidade. Estou feliz com essa conquista e agradeço aos professores que nos ajudaram e nos deram incentivos para enfrentar os desafios e acreditar no futuro”.

Eloiza Martins, 18 anos.

Parabéns, pelos 920 pontos na redação do Enem 2025. Um desempenho de alto nível!!

16 de jan. de 2026

Estudantes carnaubaenses comemoram as boas notas na redação do Enem









 









Estudantes que concluíram o ensino médio na escola estadual Alcides Wanderley, em Carnaubais, estão comemorando as suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

As estudantes Sabrina e Eloiza se destacaram com a nota 920 na redação do Enem. Parabéns aos que conseguiram boas pontuações.