expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 10 de julho de 2018

Modernização: Ponto eletrônico reforça profissionalização da gestão em Guamaré

Guamaré em Dia.

O ponto eletrônico biométrico já é uma realidade na Prefeitura Municipal de Guamaré, conforme publicação do Decreto Municipal 011/2017, que dispõe sobre as normas e procedimentos relativos ao registro eletrônico de ponto, controle e aferição do cumprimento da jornada de trabalho dos agentes públicos.

A tecnologia eletrônica faz parte de um projeto maior de profissionalização da Administração Pública Municipal, o registro biométrico torna o disciplinamento da frequência mais seguro e transparente, e é fundamental para a agilidade na concessão de benefícios ao servidor público.

O ponto biométrico vale para todos os servidores municipais, incluindo comissionados, efetivos, contratados e terceirizados da Prefeitura Municipal de Guamaré. Portanto, é importante estar atento às regras de uso como os horários de funcionamento do órgão, a tolerância autorizada e os prazos para justificativa, porque atrasos e ausências sem justificativa serão descontados em folha.

Gerenciamento da jornada

Caberá ao Secretário Municipal ou equivalente verificar, diariamente, o correto funcionamento dos equipamentos de REP. Os casos omissos serão avaliados pela Secretaria Municipal de Administração, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gabinete Civil.

O sistema proíbe regalias

Primeiro, por impedir através do sistema o pagamento a profissionais por plantões, horas extras, gratificações, dentre outras vantagens que não eram feitos, mas apadrinhado ao servidor muitas das vezes pelo o chefe do setor, ou mesmo pelo próprio secretário.

Acompanhamento online

O sistema que monitora a frequência do servidor em seu local de trabalho,  ainda sofre rejeição por parte de alguns servidores, mas este mau está sendo combatido pelo o setor responsável.  O atestado do comparecimento de cada funcionário ao seu setor de trabalho, é feito através de registro de ponto biométrico, com o objetivo de verificação de sua frequência.

Cada servidor pode acompanhar online através de sua senha pessoal, ou mesmo, o próprio Ministério Público com uma senha máster, fiscalizando do próprio órgão se o servidor denunciado está de fato trabalhando ou não, para que medidas sejam tomadas.

Fim dos fantasmas

O sistema que foi projetado para registrar a presença dos servidores através de suas digitais, entre efetivos, comissionados e contratados da administração. A medida também se estende aos servidores das empresas JMT Service e SS Empreendimentos, que prestam serviços a poder público.

As máquinas do Ponto Eletrônico são a prova de fraude, “assim garante o fabricante”, e a cada quatro minutos emitem relatórios para uma central instalada no RH da prefeitura de Guamaré, na administração e no Gabinete do Prefeito. A implantação do sistema eletrônico altera a forma e as normas de apuração da frequência dos servidores públicos da administração pública municipal.

A importância do ponto eletrônico

O profissionalismo e a transparência são requisitos básicos para todos os setores do setor público e privado, devendo estar presente principalmente nas atividades cotidianas, que muitas vezes são negligenciadas. A entrada do funcionário no ambiente de trabalho indica o começo de sua jornada, a partir daí serão realizadas as ações, tarefas e processos que estruturam o setor público.

Por isso, é importante ter um controle adequado do registro do horário de trabalho dos funcionários. E a melhor forma de fazer isso é utilizando um modo padronizado e em conformidade com a lei… O ponto eletrônico!

Com a implantação do Ponto Eletrônico nas repartições públicas por parte da Prefeitura Municipal de Guamaré, o governo avança na política de profissionalização da administração Pública, uma meta do prefeito Hélio Willamy que está sendo cumprida na integra, doa a quem doer. 

Fonte: Guamaré em Dia. 
Postar um comentário