expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Porto do Mangue: Prefeito vai comprar alimentos da agricultura familiar para merenda escolar



Alimentar os alunos da rede municipal de maneira saudável e ainda colaborar com o desenvolvimento da agricultura familiar. Esse é o objetivo da Prefeitura de Porto do Mangue, que após lançar edital para a compra de alimentos da agricultura familiar (verduras, legumes, frutas, polpa de fruta, etc) reuniu agricultores que através da cooperativa irão fornecer os gêneros alimentícios para a rede de ensino fundamental do município.

Na reunião realizada na tarde destra quarta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores, compareceram mais de vinte agricultores que participaram da chamada pública e assinaram contratos para fornecer os alimentos para a merenda escolar.

Participaram da reunião o prefeito Sael Melo, o secretário Flávio Felipe (Agriculta, Pesca e Meio Ambiente), vereadores, presidentes de associações, cooperativas e os beneficiados diretos.

--“Este é um programa do Governo Federal que veio para ajudar o homem do campo, principalmente o pequeno agricultor e evita que as famílias saiam da zona rural e busquem a cidade”, ressaltou Flávio Felipe, secretário de Agricultura e Meio Ambiente sobre a importância do programa para o incentivo à agricultura familiar na zona rural do município.

Sobre Agricultura Familiar

A compra de gêneros alimentícios, diretamente da agricultura familiar, para a alimentação escolar é uma exigência da Lei Federal 11.947, de 2009, que exige que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sejam investidos na compra de produtos diretamente da agricultura familiar e suas organizações.

Pagamento de dívidas

Após as assinaturas dos contratos, em segundo momento, o prefeito se reuniu com gerente do BNB, Aroldo, vereadores, lideranças dos Agricultores familiares, e comunicou que a gestão municipal vai quitar dívidas contraídas pelos produtores, que terão acesso a novos créditos junto ao banco. A notícia foi comemorada por todos.