expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Morador de rua conquista vaga na UFRN


“Sempre gostei de ler e tudo que me dão, devoro", disse com o sorriso largo.


  
Das ruas para os bancos de uma universidade. O morador em situação de rua Mário Batista da Cruz Júnior, 34 anos, acreditou em seu sonho e, através do ENEM, garantiu nessa semana uma vaga para cursar Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O apoio veio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) – mantido pela Prefeitura de Parnamirim; do Coletivo For All e Sebo Zahir.

Mário Júnior, corpo franzino e olhar inquieto, explica que a 2ª colocação no ENEM foi obtida graças às leituras que fazia em livros da minibiblioteca instalada no caminhódromo da Cohabinal e nas obras emprestadas pelo Sebo Zahir. 

As batalhas na vida de Mário Júnior são muitas, a começar pela luta diária de manter-se afastado das drogas. “Por causa das drogas perdi tudo. Mas, agora quero resgatar as pessoas que amo”, conta Mário Júnior que foi casado três vezes e tem cinco filhos, cujo contato não existe mais.

Com uma única peça de roupa, o universitário ainda tem muitas batalhas a serem vencidas. “Preciso ser aceito na residência universitária porque meu curso é a noite e não terei como voltar para o albergue Parnamirim. E, também vou precisar de mais roupas”, diz com a cabeça baixa.