expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 9 de outubro de 2016

Outubro Rosa: Saúde intensifica ações de combate ao câncer de mama



O Outubro Rosa, o movimento mundial de mobilização para a prevenção do câncer de mama, começou nos Estados Unidos com a aprovação, pelo Congresso Americano, do mês de Outubro como sendo o mês de prevenção do câncer de mama.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN) vai realizar uma programação que contempla as servidoras e a própria comunidade, a partir da próxima segunda-feira (10), incluindo palestras, mesas-redondas e outras ações para alertar e sensibilizar sobre a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Durante todo o mês de outubro, equipes que atuam nas unidades municipais de saúde, instituições públicas e privadas promoverão atividades para estimular a prevenção do câncer de mama, com busca ativa de pacientes para mamografia e encaminhamento para consulta médica.

No Rio Grande do Norte estima-se que o número de mamografias necessárias para uma cobertura de 100% das mulheres dependentes do Sistema Único de Saúde – SUS seja em torno de 242 mil exames/ano.


Atualmente a cobertura está em torno de 9% (22.756 exames/ano), considerando o rastreamento para as mulheres entre 50 e 69 anos.