expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de julho de 2016

Guamaré tem políticas sociais bem definidas que assistem o cidadão em todas as faixas etárias



Em Guamaré, a assistência social prestada ao cidadão pela prefeitura é diferenciada de boa parte dos municípios da região. Nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é realizado um trabalho em grupos integrando uma grande rede de proteção social.

“As ações são pautadas na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social”, explica a secretária de Assistência Social do munícipio, Marisa Rodrigues.

O SCFV no município de Guamaré é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e cobrem toda população residente na zona rural e urbana, assistindo crianças e adolescentes referenciados pelo grupo do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA. É realizado ainda um trabalho com grupo de gestantes e mulheres.

Terceira Idade

Os idosos de Guamaré também são assistidos no âmbito do SCFV, através de reuniões, orientações, palestras, encaminhamentos, passeios culturais e atividades físicas semanais realizadas no prédio do Projeto Bem Estar. Os serviços chegam através de uma parceria entre os CRAS, Secretaria de Saúde e Esporte. 

Segundo relata Marisa Rodrigues, os serviços de convivência pelos CRAS deram um salto de atendimento de 488 no ano de 2014 para 1.500 atendimentos no ano de 2016. “Isso vem influenciando nos indicadores sociais e na redução do índice de vulnerabilidade do nosso município. Um ganho sem dúvida para nossa população”, completou a secretária.