expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Experiência alemã no uso de energia renovável é exposta em audiência pública na AL-RN‏


A experiência e a política da Alemanha com as fontes de energias renováveis foram os assuntos tratados em audiência pública na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado estadual, George Soares (PR) na manhã desta quinta-feira (27).

A importância de buscar alternativas para a produção energética no Brasil, principalmente diante do cenário de seca, recebeu destaque durante a fala do parlamentar.

-- “É preciso criar outras alternativas. Os reservatórios de todo o país estão abaixo de suas capacidade de armazenamento mínimo de água e o estado de seca só tende a continuar e as energias renováveis é uma delas. 
Com a energia solar, podemos encontrar alternativas de convívio com a seca, por exemplo”, pontuou.

O professor doutor de economia da Universidade de Steibeis-Berlim e Stutigart, Johannes Muller, falou sobre o pioneirismo alemão na substituição da matriz energética. 

A meta do governo alemão é que 80% da energia produzida até 2050 venha de fontes renováveis. Atualmente a produção já é de 32%, segundo dados apresentados pelo especialista.



Para o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte (Sescoop/RN), Roberto Coelho, é preciso fazer uma mudança na política de energia do Brasil. “Estamos buscando que o RN tenha consciência que esse potencial que o estado possui seja revertido, buscando empresas para empreender com a energia que podemos captar”, disse.

A audiência pública contou com a presença do coordenador de desenvolvimento energético da Sedec, Josenilson Dantas; presidente da OCB/SESCOOP RN, Roberto Coelho; superintendente da SESCOOP RN, Sônia Rocha; professor da Universidade de São Paulo, Rubens Yoshida; do agente do governo alemão, Gertrude Lax Muller, além de empresários.