expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Opinião: Francielda Amorim, enfermeira do Hospital de Carnaubais escreve ao blog


A saúde em Carnaubais assim como em todo o Estado e País, passa por suas crises, deficiências, batalhas e tréguas, dessa forma em nosso Município não seria diferente.

Há alguns dias passamos por um problema grande de falta de Médicos em nosso Hospital local, foi uma crise bastante difícil para nós, mas o caso é, que essa crise que afetou o nosso município não se instalou apenas aqui, mas em toda a região, o que podemos citar o fato ocorrido no Hospital Regional de Assú, que não deveria faltar médicos, por que afinal estamos tratando de um Hospital de grande porte.

A realidade é que estamos enfrentando uma escassez grande de Médicos em nosso País, e infelizmente os Médicos que encontramos já não querem mais cidades de interior, a cidade grande já oferta melhores condições de vida, e por mais que dupliquemos o salário, ofertemos diversos fatores para o bem dos mesmos, eles não querem.

Nossa cidade não foi contemplada com o programa Mais Médicos, por que no momento das Adesões dos municípios nossas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), antigo PSF (Programa de Saúde da Família) estavam completas, sem falta de médicos, quando o problema se instalou já não podíamos mais aderir ao programa, dessa forma o problema aumentou ainda mais.

Falar é fácil, viver a realidade é que é difícil. Mas, como toda ovelha tem seu pastor, nós também temos um Pai grandioso, misericordioso e que tem compaixão dos seus, e por graça divina ele nos enviou profissionais Médicos para nos ajudar e agora graças a Deus a escassez que estava instalada está sendo suprida.

Assim a carga horária de médicos está preenchida em nosso Hospital, nas Segundas e Terças temos Dr. Damião atendendo no Posto de Saúde e logo após ele vai ao atendimento no Hospital, as Quartas-feiras temos Dra. Sônia atendendo 24 horas no Hospital. Nas Quintas – Feiras Dr. Francisco, nas Sextas – Feiras temos novamente o Dr. Damião, e os Finais de Semanas ficam divididos entre Dr. Paulo e Dra. Sônia.

E com médicos atendendo nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
Assim concluímos que apesar das crises estamos sempre na tentativa de melhorar, mais e mais o atendimento para a nossa população.

Carnaubais, 17 de outubro de 2014. 

Atenciosamente, 

Francielda Amorim.