expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As 10 maravilhas do Vale do Açu – Do Sertão ao Litoral

Começamos a semana interagindo... 

Em face da importância e atualidade do tema, o blog lança enquete sobre os pontos turísticos da região. Selecionamos dez opções, faça sua escolha e vote ao lado.


Rápidas descrições...  



Praia de Camapum – Distante cerca de 3 Km do centro de Macau, próxima da foz do Rio Açu, a praia começou a ser visitada a partir de 1980 com a construção do acesso até a cidade.

Casarões de Assú -  Belas construções seculares, antes eram centenas e hoje não chegam a 50. A maioria no entorno da Praça São João, inclusive a Casa da Cultura.

Carnaubeiras – Também chamada “árvore da vida” pela sua grande serventia ao homem, esta planta é o maior símbolo da região que também poderia ser chamada de Vale dos Carnaubais.    

Moinho de Macau – Hoje é apenas um cartão postal, mas sua função no passado era bombear a água do mar para a formação do sal.  Eles foram substituídos por motores a diesel.

Açude do Pataxó – Cartão postal no município de Ipanguaçu. Em período invernoso é de encher os olhos, embora cause transtornos ao sangrar para dentro do rio com mesmo nome.

Praia de Pedra Grande – Próxima a Praia do Rosado, a localidade vem passando por vertiginoso crescimento imobiliário, multiplicando-se o número de casas de veraneio.  

Dunas do Rosado  Com características do deserto, o parque de Dunas do Rosado é o 2º maior do Brasil. Fica atrás somente dos Lençóis Maranhenses. Hoje é uma Área de Proteção Ambiental. 

Rio Piranhas/ Açu – A maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte. A foto mostra seu estuário, próximo a cidade de Macau, onde se encontra com o oceano atlântico.    

Barragem A. Ribeiro – Com sua represa em Itajá, foi construída pelo DNOCS e tem capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. É a maior do RN.

Lagoa do Piató - Recebe águas do Rio Açu e já esteve seca aproximadamente 50 anos, vindo a encher novamente depois que o canal fora desobstruído nos idos de 1972.

Outra opção – Para quem não concorda com nenhum das opções acima citadas ou prefira outro ponto turístico não mencionado aqui. Obrigado!